Conteúdo da Notícia

Em seu primeiro Órgão Especial despachando do FCB, presidente do TJCE reforça compromisso do Judiciário com a sociedade

Ouvir: Em seu primeiro Órgão Especial despachando do FCB, presidente do TJCE reforça compromisso do Judiciário com a sociedade

Pela primeira vez conduzindo uma sessão do Órgão Especial, por videoconferência, direto do Fórum Clóvis Beviláqua, a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, reforçou, na tarde desta quinta-feira (09/09), que o Judiciário estadual continua trabalhando em prol do jurisdicionado com a mesma celeridade e produtividade prestadas desde o início da pandemia da Covid-19. O incêndio, que atingiu parte da sede do Palácio da Justiça na última segunda-feira (06/09), não afetou a condução dos serviços ofertados à sociedade cearense.

“Todos estamos sujeitos a imprevistos, mas o que nos define é a forma como reagimos a estes acontecimentos. Mesmo com o impacto do lamentável incêndio, em nenhum momento o Judiciário cearense parou. Os processos e sessões foram mantidos, graças à expertise adquirida com o atendimento remoto, e à vontade pessoal de cada membro que compõe o Poder Judiciário do Ceará”, enfatizou a presidente do TJCE.

A magistrada destacou ainda os desafios que estão sendo enfrentados e afirmou que o Judiciário cearense está sempre preparado para superar as adversidades. “É que os valores, convicções e propósitos que nos guiaram e nos trouxeram até aqui são realmente colocados à prova nos momentos mais difíceis. Situações que, por serem desafiadoras, nos testam o caráter enquanto indivíduos e instituição. Foi assim na pandemia e não será diferente agora. Posso dizer com propriedade que, apesar de tudo, este Judiciário se provou mais uma vez valoroso, ágil, prestativo e, sobretudo, humanizado”.

Por fim, a desembargadora afirmou sentir orgulho em fazer parte do Judiciário do Ceará. “Somos determinados, temos coragem para encarar as adversidades, temos fé e espírito público. Sofremos e nos preocupamos com tudo o que aconteceu, mas, claro, sem jamais desanimar”.

Os serviços prestados à população seguem sendo realizados por videoconferência. Na sessão desta quinta (09), os desembargadores do Órgão Especial julgaram um total de 51 processos. De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do TJCE, na última segunda-feira (06), foram proferidos 7.806 despachos, 2.462 decisões, 1.486 julgamentos e 2.851 baixas processuais em 24 salas de audiências remotas realizadas. Os números dizem respeito às atividades de todas as unidades judiciárias, tanto da Capital como do Interior do Estado.

AGRADECIMENTOS
Ainda durante a sessão, a desembargadora Nailde Nogueira destacou que o incêndio, “apesar de angustiante e triste, revelou o espírito de união de todos os colaboradores do Judiciário. Agradeço o trabalho prestado por todos os magistrados e magistradas, servidores e servidoras do Tribunal. Minha eterna gratidão a cada um que continua exercendo a sua atividade jurisdicional, em sua normalidade, em especial os que compõem a Gestão do biênio 2021-2023”, reconheceu.

Os agradecimentos se estenderam às autoridades e instituições que se solidarizaram, por meio de mensagens e ligações, após o ocorrido. “Obrigada a todos. Ao apoio do ministro Luiz Fux, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STF), ao governador do Ceará, Camilo Santana, aos nossos brigadistas e ao Corpo de Bombeiros, por mais essa demonstração de compromisso e competência. Nesses últimos dias, foram inúmeras demonstrações de solidariedade. Uma verdadeira corrente de apoio se ergueu para nos ajudar”.