Conteúdo da Notícia

Destaques do Ano: TJCE premia unidades judiciárias em reconhecimento ao alto índice de produtividade em 2021

Ouvir: Destaques do Ano: TJCE premia unidades judiciárias em reconhecimento ao alto índice de produtividade em 2021

As unidades judiciárias que alcançaram os melhores índices de produtividade em 2021, foram certificadas como “Destaques do Ano”, na tarde desta sexta-feira (13/05), durante solenidade híbrida na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), conduzida pela presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira. A iniciativa, que está na segunda edição, objetiva incentivar e reconhecer os esforços de magistrados e servidores na busca pela excelência na gestão judiciária e aperfeiçoamento constante dos serviços prestados ao cidadão.

Foram agraciadas 200 unidades, dentre as 400 que compõem o Judiciário cearense. Para a certificação, foi considerado o acervo processual, o número de baixas processuais e a produção de sentenças. A premiação incluiu as categorias: Selo Ouro (10% mais produtivas), Prata (Entre 10% e 25% mais produtivas) e Bronze (Entre 25% e 50% mais produtivas); além da Revelação (concedida para unidade que alcançou o maior crescimento de produtividade relativa entre todas as entrâncias); e Melhor Unidade da Entrância (que destacou a vara com maior produtividade relativa de cada Entrância – Inicial, Intermediária e Final).

A chefe do Judiciário cearense ressaltou a importância da honraria. “Essa premiação é um reconhecimento simbólico do resultado alcançado e do trabalho de excelência desempenhado pelas diversas unidades judiciárias que fazem nossa Instituição, mesmo diante de cenários tão adversos e desafiadores que vivenciamos em 2021. Que as varas premiadas possam ser inspiração para as demais, e que continuem incrementando a qualidade de seu trabalho, contribuindo, assim, para que o Tribunal de Justiça do Ceará ofereça uma prestação jurisdicional cada vez melhor”.

A desembargadora enfatizou que a Gestão do TJCE está “buscando elevar, cada vez mais, o Poder Judiciário do Ceará, que vem sendo muito bem reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça, como o tribunal que acolhe ideias e boas práticas”.

Compuseram a mesa da solenidade os desembargadores Abelardo Benevides (vice-presidente), Paulo Airton Albuquerque Filho (corregedor-geral) e Luciano Lima Rodrigues (diretor da Esmec); a juíza Ana Cristina Esmeraldo, diretora do Fórum Clóvis Beviláqua; o juiz auxiliar da Presidência, Emílio Viana; e os secretários do Tribunal: Sérgio Mendes (superintendente da Área Administrativa) e Marcelo Maia (Planejamento e Gestão). Também estiveram presentes os desembargadores Mário Parente Teófilo Neto e José Tarcílio de Souza, além de magistrados e servidores da Capital e Interior.

A lista completa com os nomes das unidades judiciárias premiadas será publicada no Diário da Justiça da próxima segunda-feira (16/05). A premiação na íntegra consta no canal oficial do TJCE no Youtube.

ESFORÇO E DEDICAÇÃO
Destaque na categoria “Melhor da Entrância Final”, a 8ª Vara Cível de Fortaleza foi representada pela titular da Unidade, juíza Ana Kayrena da Silva Freitas. “Sinto-me muito honrada em estar recebendo esse prêmio, resultado de um trabalho em equipe. Agradeço pelo compromisso em sempre atender o nosso usuário e pela busca de um serviço de Justiça de excelência, que é o que buscamos. A união e sintonia da equipe foram fundamentais para o alcance dos resultados. Ressalto que o reconhecimento da nossa Instituição, por esse esforço conjunto, é o que nos motiva a continuar buscando melhores resultados por uma prestação jurisdicional mais célere e mais eficaz”.

Representando a Vara Única da Comarca de Chorozinho, agraciada na categoria “Unidade Revelação”, o servidor Moisés Carneiro de Aguiar, agradeceu a honraria e afirmou que o resultado do trabalho é fruto de “muito empenho feito por uma equipe de colaboradores comprometida. Dedico esse prêmio a todos os servidores”.

+GESTÃO
Na ocasião, também foram contempladas com a Certificação de Qualidade em Gestão Judiciária, 14 varas que participaram do 2º Ciclo do Programa “+ Gestão”. A iniciativa foi instituída pela Resolução nº 3/2019, do Órgão Especial do TJCE, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços disponibilizados e o desempenho das unidades judiciárias, por meio do aperfeiçoamento dos métodos de trabalho, com base nos seguintes elementos: Gestão Estratégica, Gestão por Processos de Trabalho, Gestão de Pessoas, Satisfação do Cliente e Ambiente de Trabalho. O 2º Ciclo do programa teve início em abril do ano passado. As unidades premiadas receberam certificados de “Gestão Judiciária”, nos níveis “Aprendizado” e “Rumo à Excelência”.

Destaque para as unidades: 8º Juizado Especial de Fortaleza, Os Gabinetes dos desembargadores Mário Teófilo e José Tarcílio Souza da Silva, 1º Juizado Especial Cível e Criminal de Juazeiro do Norte, Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Crato, 7ª Vara de Família de Fortaleza, 3ª Vara de Família da Capital, 2º Juizado Especial Cível e Criminal de Juazeiro do Norte, 1ª Vara Cível de Limoeiro do Norte, 1ª Vara Cível de de Morada Nova, 6ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza e 2ª Vara Cível de Barbalha. 

Essas varas são exemplos a serem seguidos pela perseverança e convicção de que a melhoria na gestão de equipes e acervos processuais trazem incremento na qualidade de seus resultados”, elogiou a presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira

Para ver mais fotos clique na GALERIA.

 

Avançar Agenda2030