Conteúdo da Notícia

Desembargadora Iracema Vale homenageia juízes vencedores do Prêmio Melhores Práticas

Desembargadora Iracema Vale homenageia juízes vencedores do Prêmio Melhores Práticas

Ouvir: Desembargadora Iracema Vale homenageia juízes vencedores do Prêmio Melhores Práticas

A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Iracema Vale, entregou Certificado de Menção Honrosa aos juízes que obtiveram primeiro e terceiro lugares na Eleição da 4ª Edição do Prêmio Melhores Práticas de Gestão do Judiciário cearense. O documento foi entregue na manhã desta terça-feira (16/08), no gabinete da Presidência.
“Parabenizo aos magistrados e servidores que se empenharam em desenvolver e executar essas iniciativas que contribuem para agilizar e aperfeiçoar a prestação jurisdicional”, afirmou a presidente do Tribunal.
A prática “Execução eficiente de medidas socioeducativas em meio aberto”, idealizada pelo magistrado Augusto Cézar de Luna Cordeiro Silva e os servidores da 2ª Vara Cível de Maracanaú, ficou em primeiro lugar. O objetivo é evitar a reincidência de atos infracionais de jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas em meio aberto.
Para o juiz, o certificado representa “o reconhecimento de muita dedicação, de criatividade, minha e da nossa equipe, para que a gente consiga contornar a situação dos adolescentes infratores”.
Ainda segundo ele, é importante disseminar, entre todos os magistrados, a realização de boas práticas. “Isso estimula os profissionais da área, juízes e servidores, a trabalhar de forma criativa e a encontrar soluções para problemas que dificultam a atuação da Justiça e a gente acaba melhorando a prestação do serviço jurisdicional”, explicou.
“Dialogando com o Judiciário: maior aproximação com a população via programa de rádio” foi a terceira prática premiada. Ela foi desenvolvida pela juíza Samara de Almeida Cabral, junto com servidores, quando ainda era titular da Comarca de Itapipoca. A ideia era promover maior democratização da Justiça, por meio de participação em rádio local, visando discutir temas atuais de Direito relevantes para comunidade.
“Para mim é muito gratificante o reconhecimento pela Presidência, pois a boa prática tem relação com um dos nossos objetivos do planejamento estratégico que é, exatamente, dialogar com a sociedade, estar mais próximo da sociedade. Então, quando o Tribunal reconhece, nos incentiva a continuar fazendo coisas diferentes, a sair dessa atividade da magistratura de só julgar e fazer outras atividades para contribuir”, afirmou a juíza.
O juiz Carlos Henrique Garcia de Oliveira, vencedor do segundo lugar, receberá a Menção Honrosa posteriormente porque se encontra de férias. Titular do 2º Juizado Especial Cível e Criminal de Fortaleza, o magistrado é responsável pela prática “Mediação Judicial como resolução de conflitos em fase pré-processual”, que busca facilitar o diálogo entre as partes, por meio de uma conversa pautada em técnicas de mediação.
A premiação das Melhores Práticas de Gestão do Poder Judiciário é realizada anualmente pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do TJCE, com o objetivo de dar visibilidade às boas práticas e estimular troca de experiências de trabalho entre as unidades do Judiciário.