Conteúdo da Notícia

Servidores adotam hábitos saudáveis durante expediente para melhorar qualidade de vida

Servidores adotam hábitos saudáveis durante expediente para melhorar qualidade de vida

Ouvir: Servidores adotam hábitos saudáveis durante expediente para melhorar qualidade de vida

Com o objetivo de combater sintomas de pressão alta, enxaqueca e até de labirintite, a Secretaria Judiciária de Primeiro Grau de Jurisdição II, no Fórum Clóvis Beviláqua, que atende da 1ª à 9ª Varas de Família da Capital, iniciou alguns procedimentos para que os servidores criem hábitos mais saudáveis. “Como os servidores passam muitas horas seguidas trabalhando, o objetivo é melhorar a qualidade de vida, despertando hábitos saudáveis e, com isso, diminuir as ausências”, explica a supervisora da unidade, Lia Dias.
Lanches à base de doces, biscoitos e pães com manteiga foram substituídos por alimentos integrais e frutas. Servidores praticam ginástica laboral individualmente nas próprias mesas de trabalho, seguindo orientação de cartazes anexados na sala. Mensalmente, são checados o peso e a pressão arterial de todos.
A cada duas horas, a equipe é lembrada por um dos membros do momento de tomar água.
Tudo ocorre em comum acordo. Tanto que os próprios servidores estipulam suas metas mensais de peso e exercem o papel do “anjo da água”, aquele que lembra a todos um momento para ingerir o líquido. Cada um também se comprometeu de iniciar atividades físicas e compartilhar uns com os outros.
Além de melhorar a qualidade de vida, as rotinas estão auxiliando também na descoberta de problemas de saúde. Ao aferir a pressão no local de trabalho, um dos servidores percebeu alterações, fez uma série de exames, foi diagnosticado com hipertensão e já está em tratamento.
A analista judiciário Ana Bezerra tem 61 anos, dos quais 35 dedicados ao Poder Judiciário. Sempre bem disposta, ela come alimentos integrais, pratica pilates e caminhada, além de ter dispensado doces, frituras e refrigerantes. Por conta disso, serviu de inspiração aos colegas, o que a deixou feliz. “O mais importante é ajudar as pessoas a se conscientizarem de que, com alimentação saudável e atividade física, podemos evitar doenças”, ressaltou.
As práticas começaram neste mês de agosto. A próxima ação prevista é que profissionais sejam levados para conversar com os servidores sobre temas relacionadas à vida saudável.