Conteúdo da Notícia

Desembargador Teodoro Silva Santos assume a Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará

Desembargador Teodoro Silva Santos assume a Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará

Ouvir: Desembargador Teodoro Silva Santos assume a Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará

Na tarde desta sexta-feira (1º/02), o desembargador Teodoro Silva Santos assumiu a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) para o biênio 2019/2021. A solenidade foi conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Washington Luis Bezerra de Araújo.
Em discurso, Teodoro Silva afirmou ser uma “honra assumir o distinto cargo de corregedor-geral, todavia consciente da imensa responsabilidade que tal assunção me impõe, em especial, pelas circunstâncias inerentes a essa árdua e espinhosa missão”. Ele elogiou o antecessor, desembargador Francisco Darival Beserra Primo, definindo-o como profissional probo, competente e vocacionado, que, por meio de estilo próprio de administrar, prestou relevante serviço ao Judiciário alencarino”.
O novo corregedor destacou que chega com a finalidade de priorizar a “orientação, sem desprezar a fiscalização; rever as rotinas administrativas, maximizando resultados práticos; imprimir maior eficiência ao trabalho, sem descurar demandas quotidianas, que precisam ser mais bem gerenciadas; exercer as atividades correcionais, sem deixar de apoiar todas as iniciativas marcadas pela defesa intransigente dos interesses da sociedade”.
O desembargador disse ainda que está atento e preparado para os novos desafios. “Assim, não há, segundo incontestável verdade, probabilidade alguma de que os problemas não venham a recair sobre nossas cabeças; os pássaros das dificuldades sempre sobrevoarão o existencial humano. O importante é não permitir que façam seus ninhos em nossos caminhos, por falta de uma ação de enfrentamento e coragem da nossa parte.”

TRANSMISSÃO DO CARGO
Representando o ex-corregedor-geral, o decano da magistratura cearense, desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha, conduziu a transmissão do cargo e desejou sucesso ao novo corregedor. “Que o desembargador Teodoro Silva Santos dê prosseguimento ao trabalho e faça uma grande gestão, e certamente o fará, pela sua competência, capacidade, seu desempenho como desembargador, da mesma forma que foi como membro do Ministério Público e professor da Universidade de Fortaleza [Unifor]. Está realmente preparado para assumir essas funções.”
O decano também elogiou a gestão do desembargador Darival Beserra. “Fez um brilhante trabalho à frente da Corregedoria, reconhecido por todos nós como um trabalho incansável. Posso dar esse testemunho maior porque por diversas oportunidades pude substituí-lo e vi o volume de trabalho que aqui era desenvolvido”, disse.
PERFIL
Natural de Juazeiro do Norte (CE), Teodoro Silva Santos nasceu em 2 de maio de 1958. Recebeu o título de cidadão dos municípios de Fortaleza, Crato e Palmácia. É bacharel em Ciências Jurídicas, mestre e doutorando em Direito Constitucional pela Unifor, e especialista em Direito Processual Penal pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Há 15 anos exerce o magistério na Unifor, onde ensina a disciplina de Direito Processual Penal. Ingressou no Tribunal de Justiça em 29 de abril de 2011, pelo Quinto Constitucional, em vaga reservada ao Ministério Público, onde passou 18 anos como promotor de Justiça e procurador de Justiça (integrante do Conselho Superior do Ministério Público). Foi membro da 2ª Câmara de Direito Privado e fundador da Comissão de Segurança Permanente do Judiciário (primeiro presidente), pelo período de sete anos, concluindo os trabalhos em janeiro de 2019. É autor de três livros com temas voltados aos Direitos Humanos e ao Processo Penal Brasileiro. Em 2003, foi agraciado com a Comenda de “Ordem Alencarina” – Egrégio Tribunal Regional do Trabalho do Estado do Ceará. Em 2016, foi homenageado com o Troféu “Sereia de Ouro”.
PRESENÇAS
Presentes à solenidade os desembargadores Maria Nailde Pinheiro Nogueira (vice-presidente do TJCE), Gladyson Pontes, Antônio Abelardo Benevides Moraes, Emanuel Leite Albuquerque, Francisco Carneiro Lima, Mário Parente Teófilo Neto, Inacio de Alencar Cortez Neto, Henrique Jorge Holanda Silveira, Paulo Airton Albuquerque Filho, Carlos Alberto Mendes Forte, Lisete de Sousa Gadelha, Maria Iraneide Moura Silva, Francisco Gomes de Moura, José Tarcílio Souza da Silva, Maria de Fátima de Melo Loureiro, Francisco Mauro Ferreira Liberato, Raimundo Nonato Silva Santos, Francisco Gomes de Moura, Maria Edna Martins, Sérgio Luiz Arruda Parente e Lira Ramos de Oliveira; a juíza convocada Rosilene Ferreira Facundo; a defensora pública geral, Mariana Lobo; os juízes José Ricardo Patrocínio (diretor do Fórum Clóvis Beviláqua), José Maria dos Santos Sales (representando a Associação Cearense de Magistrados – ACM), Ângelo Vetorazzi, Gúcio Carvalho Coelho, Joriza Magalhães Pinheiro, Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo, Roberto Soares Bulcão Coutinho, Flávio Vinicius Bastos Sousa, Luciano Lima Rodrigues e Rômulo Veras, Demétrio Saker Neto, Ernani Pires Paula Pessoa Júnior, Francisco Gladyson Pontes Filho, Fernando Teles de Paula Lima e César Morel de Alcântara, além de secretários, assessores e servidores do Judiciário.