Conteúdo da Notícia

Presidente do TJCE apresenta Plano Estratégico da Gestão a juízes

Presidente do TJCE apresenta Plano Estratégico da Gestão a juízes

Ouvir: Presidente do TJCE apresenta Plano Estratégico da Gestão a juízes

No primeiro dia após a posse, o novo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Washington Luis Bezerra de Araújo, apresentou o Plano Estratégico da Gestão 2019/2021 para juízes da Capital e do Interior. A iniciativa ocorreu, nesta sexta-feira (1º/02), durante reunião na sede do Tribunal, em Fortaleza.
“O aumento da produtividade em 2018, comparado a 2016, é muito grande. Em 2016, foram produzidas cerca de 560 sentenças/ano por magistrado. Já em 2018, chegamos a quase mil. O número praticamente dobrou. É possível produzir mais”, afirmou o chefe do Judiciário cearense.
O Plano tem 42 medidas com foco na celeridade e na produtividade. Desse total, 13 compõem o “Programa Celeridade”, criado na atual Gestão. No curto prazo, estão previstas a implantação da videoconferência nas comarcas do Interior, contratação de juízes leigos e o programa de estágio de pós-graduação em Direito. A instalação da Secretaria Judiciária do 1º Grau, digitalização do acervo de processos físicos e a expansão da versão eletrônica do Sistema de Processo Eletrônico (SAJ) também estão contempladas.
O titular da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do TJCE, Sérgio Mendes Filho, apresentou o Sistema de Estatística e Informação (SEI). A ferramenta de gerenciamento servirá como base de dados para os magistrados acompanharem o andamento de processos nas unidades judiciárias e será atualizada diariamente. De acordo com o secretário, a plataforma estará disponível em duas semanas.
“Essa ferramenta é muito útil porque vai dar aos juízes todos os números necessários para elaborar o planejamento de como atuar para melhorar a produtividade”, acrescentou o presidente do TJCE.