Conteúdo da Notícia

Desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha recebe homenagem pelos 20 anos de magistratura

Desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha recebe homenagem pelos 20 anos de magistratura

Ouvir: Desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha recebe homenagem pelos 20 anos de magistratura

O desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha recebeu, nesta segunda-feira (22/09), homenagem em comemoração aos 20 anos de nomeação para o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A solenidade ocorreu após sessão da 1ª Câmara Cível do TJCE. Estiveram presentes desembargadores, familiares, servidores e assessores.

Francisco Alfredo da Silveira Fortuna, chefe de gabinete do desembargador Fernando Ximenes, ressaltou os valores do magistrado. “Inato humanismo, crença na liberdade de expressão, vocação e apreço pelas letras, retidão e firmeza moral”, enfatizou.

O desembargador Paulo Francisco Banhos Ponte, que discursou em nomes dos magistrados presentes, destacou a importância da homenagem. “Esta comemoração tem duas vertentes, a primeira é reconhecer seu valor como jurista e notadamente como desembargador, e a segunda, é agradecê-lo pelos relevantes serviços prestados a este Sodalício ao exercer sua função jurisdicional com a honradez de que é possuidor”.

O desembargador Fernando Ximenes lembrou o período em que foi diretor de Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) e presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e do TJCE. “Sempre procurei cumprir com dignidade minha função como magistrado”, afirmou.

Destacou ainda o apoio da esposa, Marfisa Maria de Aguiar Ferreira Ximenes, e dos filhos, João Gabriel Laprovítera Rocha e Sofia Laprovítera Rocha. “Eles têm me servido de grande incentivo na vida”, afirmou. Ele também agradeceu a servidores e desembargadores a homenagem recebida.

O presidente do TJCE, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, ressaltou que o desembargador Fernando Ximenes é um exemplo de correção, dignidade e preparo jurídico. “Desejo felicidades e que continue nessa rota de sucesso, sempre nos iluminando com seu saber e sua decência”, afirmou.

Também estiveram presentes os desembargadores Emanuel Leite Albuquerque, Lisete de Sousa Gadelha, Carlos Alberto Mendes Forte, Washington Luís Bezerra de Araújo, Haroldo Correia de Oliveira Máximo, José Tarcílio Souza da Silva, Luiz Evaldo Gonçalves Leite, Paulo Airton Albuquerque Filho, Francisco Gladyson Pontes, Mário Parente Teófilo Neto, Clécio Aguiar de Magalhães, Raimundo Nonato Silva Santos, Sérgia Maria Mendonça Miranda e Francisco Pedrosa Teixeira.

PERFIL

Natural de Fortaleza, o desembargador Fernando Ximenes é formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Desempenhou os cargos de procurador-geral do Estado, procurador-geral do Município de Fortaleza e secretário da Justiça, entre outros.

Em 1994, ingressou no TJCE, em vaga destinada à Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Ceará (OAB/CE), pelo critério do quinto constitucional. Foi presidente da Corte durante o biênio 2007/2009, além de vice-presidente e diretor do Fórum Clóvis Beviláqua (2005/2007).

No Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE), desempenhou as funções de presidente (2003/2005), além de vice e corregedor regional eleitoral (junho de 2002 a janeiro de 2003). É professor adjunto de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da UFC e membro do Instituto dos Advogados e do Instituto dos Magistrados do Ceará, da Academia Cearense de Retórica e da Academia de Ciências Sociais.