Conteúdo da Notícia

Desembargadora Nailde Pinheiro destaca empenho de participantes na elaboração do Plano Estratégico

Desembargadora Nailde Pinheiro destaca empenho de participantes na elaboração do Plano Estratégico

Ouvir: Desembargadora Nailde Pinheiro destaca empenho de participantes na elaboração do Plano Estratégico

A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, supervisora do Comitê Estratégico (Coes), enalteceu a participação e o engajamento de juízes e servidores na elaboração do Plano Estratégico 2015-2020 do Judiciário estadual. O terceiro encontro ocorreu nesta segunda-feira (22/09), na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).
“O que percebemos é um engajamento maior entre os magistrados e servidores, que estão trazendo ideias e sugestões, fazendo com que o nosso plano estratégico seja enriquecido”, disse a magistrada.

Participaram desta etapa profissionais da 4ª, 6ª e 7ª Zona Judiciária do Estado, além de servidores de unidades administrativas do TJCE e do Fórum Clóvis Beviláqua.
De acordo com a juíza Leopoldina de Andrade Fernandes, titular da Comarca de Ibicuitinga (a 187 km de Fortaleza), a oportunidade serviu para integrar e agregar conhecimentos para melhorar a prestação jurisdicional. “Fui surpreendida positivamente pela existência desse encontro e pelo que está sendo proposto por ele. É uma forma de integrar juízes, servidores e até mesmo pessoas externas com conhecimento maior em gestão e planejamento”.

Pela manhã, os participantes foram divididos em grupos e discutiram ideias sobre os 11 macrodesafios estipulados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Foram debatidos assuntos relacionados a soluções alternativas de conflitos, melhoria da gestão de pessoas e combate à corrupção e improbidade administrativa, entre outros. À tarde, os assuntos debatidos em grupo foram apresentados a todos os participantes.

“Esse encontro é essencial para que possamos entender o problema de cada comarca, visto que cada uma tem sua peculiaridade. Por isso é importante participar desse planejamento porque, a partir dele, iremos buscar a solução para as demandas”, avaliou o analista judiciário Daniel de Azevedo Chagas, que trabalha na Comarca de Uruburetama (a 127 km de Fortaleza).

A próxima reunião ocorrerá nesta sexta-feira (26/09). Até dezembro será entregue à Presidência do TJCE minuta de resolução do Plano Estratégico 2015-2020. As atividades são coordenadas pelo Comitê Estratégico do Judiciário.

A secretária especial de Planejamento e Gestão do Tribunal, Diana Santos Pontes, informou que magistrados e servidores, bem como o público externo, podem acompanhar as discussões e participar da elaboração do plano por meio do link http://portais.tjce.jus.br/estrategia2020/. Ideias e sugestões podem ser enviados para o referido endereço eletrônico.

ENCONTROS
O primeiro encontro ocorreu no último dia 15 e contou com a presença de juízes e servidores lotados na Comarca de Fortaleza e Região Metropolitana. O segundo aconteceu nessa sexta-feira (19/09) e teve a participação de profissionais da 1ª, 2ª e 3ª Zona Judiciária do Estado. Servidores de unidades administrativas do Tribunal e do Fórum Clóvis Beviláqua também compareceram.