Conteúdo da Notícia

Corregedoria prossegue com inspeções e visitas não agendadas a unidades da Capital e Interior

Corregedoria prossegue com inspeções e visitas não agendadas a unidades da Capital e Interior

Ouvir: Corregedoria prossegue com inspeções e visitas não agendadas a unidades da Capital e Interior

O desembargador Francisco Darival Beserra Primo, corregedor-geral da Justiça do Ceará, realizou, durante a semana, inspeções e visitas não agendadas em unidades judiciárias da Capital e do Interior do Estado. Ele, que estava acompanhado do juiz corregedor auxiliar, Francisco Gladyson Pontes Filho, visitou as comarcas de Santa Quitéria, Nova Russas, Crateús, Tauá, Mombaça, Quixeramobim e Morada Nova. A ação reflete as diretrizes da atual gestão, que está voltada para orientar e apoiar, constantemente e mais de perto, os trabalhos dos juízes.
“As visitas mostraram que a quase totalidade dos juízes estavam trabalhando normalmente em suas unidades, com a dedicação necessária. Apenas dois magistrados, dentre as comarcas visitadas, estavam ausentes de suas jurisdições”, disse o corregedor.
Ele destacou “os exemplos que são os magistrados das unidades de Nova Russas, Crateús e Mombaça, e dos juízes presentes às comarcas de Morada Nova e Tauá”. Os que estavam ausentes, dessas duas últimas localidades, o corregedor convocou para prestar as devidas explicações.
“A Corregedoria chamou os aludidos pretores [juízes] a justificarem perante esse órgão correicional as suas ausências. Como se sabe, eu tenho afirmado e reafirmado, aqui e alhures, que no Ceará não existem juízes que não compareçam diariamente em suas unidades judiciárias. Daí a razão pela qual enfatizo a necessidade do chamamento, para fins de que a classe judiciária cearense nunca mais seja atingida por esse vexame, que até pode acontecer em outros estados da federação brasileira”, explicou.
ELOGIO
O corregedor fez, ainda, elogio especial aos juízes da Comarca de Quixeramobim, por terem, às suas próprias expensas, viabilizado a pintura do fórum e a aquisição de aparelhos de ar-condicionado e mobílias necessários ao melhor atendimento dos jurisdicionados.
A partir da próxima segunda-feira (17/09), o corregedor seguirá com a realização de inspeções em varas da Capital, no Fórum Clóvis Beviláqua, e com visitas não agendadas por unidades do Interior.