Corregedoria Geral finaliza primeiro ciclo de correições e inspeções
- 611 Visualizações
- 23-06-2009
O primeiro ciclo de correições e inspeções, realizado pela Corregedoria Geral da Justiça, foi finalizado no mês de junho totalizando 149 cartórios inspecionados em 22 comarcas do interior do Estado do Ceará. O segundo ciclo, ainda sem data definida deve iniciar no mês de agosto e se estender até dezembro.
O procedimento correcional tem como objetivo fiscalizar, disciplinar e orientar juízes e servidores no sentido de manter bom desempenho no funcionamento das comarcas.
Durante as visitas na primeira fase, por exemplo, foi possível encontrar duas irregularidades relacionadas às serventias extrajudiciais: um cartório que deixou de repassar informações ao Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário (Fermoju) e outro que detinha um número considerado excessivo de procurações, em comparação a outros da região circunvizinha. Neste sentido, a equipe que realiza as correições, formada pela auditoria da Corregedoria e juízes corregedores auxiliares aponta observações, sugestões e recomendações no sentido de solucionar as irregularidades dentro de um prazo preestabelecido.
As correições e inspeções contam com a participação dos juízes corregedores-auxiliares Antônio Pádua Silva, Ireylande Prudente Saraiva, José Tarcílio Sousa da Silva e Luiz Evaldo Gonçalves Leite; dos auditores Cláudia Nadir de Andrade Medeiros e Araken Sedrim de Aguiar Neto, além de servidores da Corregedoria.