Conteúdo da Notícia

Acusado de homicídio vai a Júri Popular, pela segunda vez, 24 anos depois do crime

Acusado de homicídio vai a Júri Popular, pela segunda vez, 24 anos depois do crime

Ouvir: Acusado de homicídio vai a Júri Popular, pela segunda vez, 24 anos depois do crime

A 3ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a Júri Popular nesta quinta-feira (25/06), às 14h30, o acusado de um crime cometido em janeiro de 1985. Trata-se de José Carlos Pereira, atual policial militar, que na época trabalhava como vigilante. O réu, acusado de assassinar José Cláudio Bezerra será julgado pela segunda vez. O crime só não prescreveu por conta da suspensão do processo, visto que o réu foi localizado apenas em 1992.
O fato aconteceu, segundo consta na denúncia do Ministério Público, no dia 27 de janeiro de 1985, no bairro Antônio Bezerra, periferia de Fortaleza. Vítima e réu seriam amigos e, pelo relato das testemunhas, estavam embriagados no dia do crime. Os dois caminhavam por uma via daquele bairro, quando o réu, que segundo a promotoria, carregava uma faca, sem motivo aparente, teria desferido um golpe letal na vítima, saindo tranquilamente do local.
José Carlos foi levado a Júri pela primeira vez em junho de 2003, oportunidade em que foi condenado a cumprir pena de 12 anos de reclusão, por homicídio qualificado. A defesa do réu recorreu ao Tribunal de Justiça e, por unanimidade, a Corte determinou que o acusado fosse submetido a um novo julgamento.
No interrogatório perante à autoridade judicial, o réu assumiu a autoria do crime, mas alegou que agiu em legítima defesa porque a vítima o teria agredido, juntamente com outras pessoas no momento do acontecido. A defesa dele, patrocinada pelo advogado Elano Feijó, vai sustentar a tese de homicídio simples, retirando a qualificadora da surpresa, porque houve discussão entre os dois antes do fato consumado.
A acusação será feita pelo promotor de Justiça Humberto Ibiapina e o julgamento será presidido pelo juiz titular da 3ª Vara do Júri, José de Castro Andrade.