Conteúdo da Notícia

Coordenador do Núcleo de Justiça Restaurativa fala sobre o uso da técnica na prevenção do ato infracional

O coordenador do Núcleo de Justiça Restaurativa (Nujur) do Poder Judiciário cearense, juiz Jaime Medeiros, ministrou palestra na 10ª aula do curso “Comunicação Não-Violenta e Justiça Restaurativa”*, realizada na sexta-feira (07/05). O treinamento virtual é promovido pela Vice-Governadoria do Estado em parceria com a Secretaria de Educação de Sobral.

“A Justiça Restaurativa funciona como um contributo à prevenção, não só do ato infracional, e sim do conflito, a partir do momento em que passa a ser vista não como uma prática que ocorre em um Núcleo ou instituição, mas como uma filosofia de vida. Multiplicando esse pensamento, teremos uma comunidade mais pacífica a médio e longo prazo”, destacou o magistrado.

Também participaram como palestrantes a juíza Patrícia Neves, coordenadora das varas da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), que falou sobre o “Marco Teórico da Justiça Restaurativa”; e o presidente do Instituto Terre des Hommes Brasil, Renato Pedrosa, que discorreu sobre “Justiça Restaurativa no Sistema Socioeducativo”. A mediadora foi Cristiane Holanda, gestora da Coordenadoria de Justiça Restaurativa e Mediação da Vice-Governadoria do Ceará.

As aulas são transmitidas, ao vivo, na página oficial da Secretaria de Educação de Sobral, no Youtube. O público também pode interagir enviando perguntas aos palestrantes, que respondem aos questionamentos ao final das apresentações.

Iniciado no dia 5 de março, o curso gratuito tem carga horária de 30 horas e vai até 4 de junho. Mais de 34 mil pessoas já se inscreveram e ainda é possível participar clicando aqui. As aulas ocorrem às sextas-feiras, de 14h às 16h, e são transmitidas, ao vivo, na página oficial da Secretaria de Educação de Sobral, no Youtube, onde ficam gravadas.

* Acesse aqui.