Conteúdo da Notícia

Começa 15º Encontro Nacional do Poder Judiciário, que reúne presidentes de todos os tribunais do país

Ouvir: Começa 15º Encontro Nacional do Poder Judiciário, que reúne presidentes de todos os tribunais do país

A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, participou, de forma online, do 15º Encontro Nacional do Poder Judiciário, que teve início nesta quinta-feira (02/12). O evento, organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem como objetivo debater o futuro da Justiça brasileira e aprovar metas nacionais e específicas dos segmentos de Justiça para o ano de 2022.

Após a interpretação do Hino Nacional Brasileiro, feita pela cantora Daniela Mercury, o presidente do CNJ, ministro Luiz Fux, fez abertura oficial do evento ressaltando a importância das metas nacionais e ações das políticas judiciais 4.0, que visam garantir a eficiência dos trabalhos prestados à população. “Estamos rumo a uma Justiça 4.0, mais célere, mais eficiente e mais moderna. Assim, vamos vencer os desafios que se apresentam e teremos como destinar à população serviços com maior excelência, na certeza que estamos trabalhando com afinco para termos um Judiciário mais acessível”, destacou.

“É uma honra participar deste evento representando a Justiça estadual. Aqui serão deliberadas metas e ações que auxiliarão em todos os trabalhos das Cortes estaduais e dos demais tribunais. Que a cada passo dado nós possamos entregar o que a nossa população merece: Justiça em tempo hábil e eficiente”, reforçou a presidente da Corte cearense, desembargadora Maria Nailde Pinheiro.

As principais políticas judiciais elaboradas estrategicamente ao longo das 15 edições do Encontro foram apresentadas em um vídeo. Entre elas, a criação do 1º Planejamento Estadual do Poder Judiciário, em 2009, e a instituição do Processo Judicial eletrônico (PJe), em 2013, considerado um marco.

Para a corregedora nacional da Justiça, ministra Maria Thereza de Assis Moura, o momento é crucial para ampliar a efetividade das ações programadas. “É com muita satisfação que participo da 15ª edição deste evento. O debate e a definição de metas para as corregedorias têm se mostrado eficientes para alcançar os níveis mais altos de excelência”, opinou ela.

O 15º Encontro Nacional do Poder Judiciário segue até esta sexta-feira (03), de forma online, com transmissão ao vivo pelo canal do CNJ no Youtube. No último dia, as atividades se iniciam às 10h, com a entrega do Prêmio CNJ de Qualidade e painel sobre o Programa Justiça 4.0, além de reunião plenária com o anúncio das Metas Nacionais do Poder Judiciário para 2022.