Conteúdo da Notícia

Assistência Militar do TJCE e Academia de Segurança Pública encerram capacitação para magistrado

Ouvir: Assistência Militar do TJCE e Academia de Segurança Pública encerram capacitação para magistrado

A Assistência Militar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) finalizaram mais uma edição do Curso de Segurança Pessoal para Magistrados. Ao todo, 29 juízes do Poder Judiciário cearense participaram. Clique AQUI para ver vídeo do treinamento.

“O objetivo desta iniciativa foi capacitar magistrados quanto aos procedimentos que possam contribuir para sua segurança e proteção em situações diversas, permitindo que estas autoridades conheçam e adotem estratégias de segurança que o auxiliem na proteção da própria integridade física, na de seus pares e familiares”, explicou o coronel Álvaro Coêlho Viana Junior, assistente militar do TJCE.

Com carga horário de 40h/a, o treinamento contemplou disciplinas sobre Atentados – Histórico, Definição, Tipos, Motivação, Exemplos no Mundo, Organizações Criminosas no Brasil; Gerenciamento de Crises; Ações de Inteligência na Proteção da Autoridade Judicial; Noções de Defesa Pessoal; Ações para Proteção de Autoridade Judicial; Noções de Primeiros Socorros; Direção Defensiva e Evasiva – Teoria e Prática; Fundamentos e Técnicas de Tiro – Teoria e Prática.

A capacitação ocorreu em dois finais de semana do mês de novembro, nos dias 20, 21, 27 e 28, sendo as aulas teóricas realizadas na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) e as práticas em local apropriado, como autódromo e estande de tiro. O corpo docente foi composto por oficiais e praças da Assistência Militar e outros militares convidados da Polícia e do Corpo de Bombeiros.

O curso é realizado desde 2018 por meio de Termo de Cooperação Técnica celebrado entre o Poder Judiciário, por meio da Comissão de Segurança Permanente e Assistência Militar, e a Secretaria da Segurança Pública Estadual, através da Aesp. A Comissão é presidida pelo desembargador Francisco Mauro Ferreira Liberato.

Clique AQUI para ver vídeo do treinamento.