Conteúdo da Notícia

Comarca de Monsenhor Tabosa sorteia nesta terça jurados para 1ª sessão do Júri de 2017

Comarca de Monsenhor Tabosa sorteia nesta terça jurados para 1ª sessão do Júri de 2017

Ouvir: Comarca de Monsenhor Tabosa sorteia nesta terça jurados para 1ª sessão do Júri de 2017

A Comarca de Monsenhor Tabosa (distante 319 km de Fortaleza) realiza, nesta terça-feira (07/02), o sorteio dos jurados que atuarão na primeira sessão de 2017 do Tribunal Popular do Júri, marcada para o próximo dia 22. As datas e os procedimentos constam em portaria assinada pelo juiz Mikhail de Andrade Torres.
O sorteio ocorrerá às 9h, com a presença de representantes da Defensoria Pública, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Ceará (OAB/CE).
A lista definitiva dos jurados tem 110 nomes, conforme o edital de alistamento publicado no Diário da Justiça no dia 1º de fevereiro deste ano. Nas sessões, sete jurados compõem o Conselho de Sentença do Tribunal do Júri, que julga crimes dolosos (com intenção) contra a vida, tentados ou consumados. Cabe a eles decidir se o réu é culpado ou inocente. Ao juiz, compete presidir o júri e fixar a pena do condenado.
O serviço é feito de forma voluntária, podendo participar os maiores de 18 anos com notória idoneidade. O exercício da função representa serviço público relevante, o que garante preferência, em igualdade de condições, nas licitações públicas e no ingresso, mediante concurso, em cargo ou função pública. É proibido descontar valores dos vencimentos ou do salário do jurado por conta do comparecimento às sessões de julgamento.
O convocado que se recusar sem justificativa pagará multa que varia de um a dez salários mínimos, conforme a situação econômica e o critério do juiz. Algumas pessoas estão isentas de participar, como presidente da República, ministros, governadores, secretários, parlamentares, prefeitos, magistrados e servidores do Judiciário, além daqueles que demonstrarem justo impedimento.