Conteúdo da Notícia

Desembargadora Iraneide Moura assume Ouvidoria do Poder Judiciário cearense

Desembargadora Iraneide Moura assume Ouvidoria do Poder Judiciário cearense

Ouvir: Desembargadora Iraneide Moura assume Ouvidoria do Poder Judiciário cearense

A desembargadora Maria Iraneide Moura Silva assumiu, nesta segunda-feira (06/02), a Ouvidoria do Poder Judiciário para o biênio 2017/2019. A assinatura do termo de posse ocorreu na sala do órgão e foi conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Gladyson Pontes.
O chefe do Poder Judiciário destacou as qualidades da nova ouvidora que, como mulher, tem “vocação para agregar e fazer acontecer”. Para ele, a Ouvidoria é um canal de comunicação permanente com a sociedade que precisa continuar sendo ampliado.  O presidente ainda elogiou o trabalho desempenhado pelo desembargador Francisco Gomes de Moura, que esteve à frente do órgão desde julho de 2015 até agora. “Foi dignificante acompanhar seu trabalho, digno de registro”, disse ao magistrado.
O desembargador Gomes de Moura falou sobre as ações realizadas e destacou a importância das audiências públicas para ouvir as sugestões da população e melhorar o serviço prestado. Todas as zonas judiciárias foram visitadas, com sessões em Juazeiro do Norte, Iguatu, Quixadá, Limoeiro do Norte, Fortaleza, Itapipoca, Sobral e Crateús.
A nova ouvidora ressaltou que vai continuar o trabalho do antecessor e traçar melhorias. “As audiências foram determinadas pelo Conselho Nacional de Justiça e vamos dar seguimento porque são importantes para desconstruir a imagem de que o Poder Judiciário é fechado. Queremos nos aproximar cada vez mais da sociedade cearense”, afirmou.
Além dos desembargadores, estiveram presentes os juízes Marcelo Roseno e Luciano Rodrigues, auxiliares da Presidência do TJCE; o secretário Geral, Nilsiton Aragão, e servidores da Ouvidoria. A designação da magistrada consta na Portaria nº 150/2017, publicada no Diário da Justiça Eletrônico da última quinta-feira, dia 2 de fevereiro.
QUEM É
A desembargadora Iraneide Moura é natural de Sobral. Ingressou na magistratura em setembro de 1986, assumindo a Vara Única da Comarca de Pereiro. Em junho de 1991, foi removida para Coreaú, passando posteriormente pelas Comarcas de Independência, Pentecoste e Baturité. Em março de 1996, foi promovida para o 15º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, sendo removida, em outubro de 1998, para o 16º JECC.
Assumiu vaga no TJCE, pelo critério de merecimento, em julho de 2011. Atualmente, integra a 2ª Câmara de Direito Público.
A OUVIDORIA
A Ouvidoria do Poder Judiciário foi criada pela Resolução nº 23/2004, publicada no Diário da Justiça do dia 25 de agosto de 2004, passando a funcionar a partir do dia 28 de outubro daquele ano, na gestão do desembargador João de Deus Barros Bringel. Somente nos últimos dois anos de funcionamento foram registradas mais de treze mil demandas.
O Ouvidor tem a função de receber informações, sugestões, reclamações e denúncias dos usuários sobre as atividades do Poder Judiciário, encaminhando as manifestações aos setores administrativos competentes. Também tem a função de propor melhorias para os serviços prestados pela instituição, na busca constante da eficiência e da transparência administrativa.
Serviço:
Ouvidoria do Poder Judiciário
Endereço: Avenida Ministro José Américo, s/n, Cambeba. CEP: 60822-325
Horário: 8h às 18h
Telefone: (85) 3207.7428
E-mail: ouvidoriageral@tjce.jus.br
Site: www.tjce.jus.br/ouvidoria