Conteúdo da Notícia

Coelce apresenta programa de eficiência energética a ser implantado no Fórum

Coelce apresenta programa de eficiência energética a ser implantado no Fórum

Ouvir: Coelce apresenta programa de eficiência energética a ser implantado no Fórum

O programa de eficiência energética que será implantado no Fórum Clóvis Beviláqua foi apresentado por engenheiros da Companhia Energética do Ceará (Coelce), nessa quarta-feira (14/04). A explanação foi feita para o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz Francisco José Martins Câmara, membros da diretoria e juízes de diversas varas da Comarca de Fortaleza.
O objetivo é garantir alta qualidade nos serviços de climatização e iluminação, além de reduzir os gastos com o consumo. A central de ar refrigerado do Fórum será reativada, proporcionando economia de, aproximadamente, R$ 500 mil por ano na conta de energia do prédio.
O secretário de Administração do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), Daniel Coelho, esclareceu que a execução do programa da Coelce começará após a assinatura do contrato, programada para o fim deste mês.
“A solução para o problema da climatização do Fórum é prioridade para o presidente do Tribunal, desembargador Ernani Barreira Porto. A execução acontecerá de acordo com a chegada dos equipamentos, tanto da iluminação como da climatização”, afirmou.
De acordo com o gerente da Área de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética da Coelce, Odailton Arruda, a implantação do programa vai resultar em redução de 45% no consumo de energia necessário para a climatização e menores custos de manutenção das máquinas, já que as oito existentes serão substituídas por três ou quatro de maior capacidade.
Quanto à iluminação, o engenheiro da Coelce explicou que as lâmpadas queimadas (um total de 19,7%) ou que estão no fim da vida útil serão trocadas, assim como as luminárias serão substituídas por outras de alto rendimento. A economia de energia com iluminação deverá ser de 47%.
Como medida emergencial foram instalados aparelhos de ar condicionado do tipo split em 95% das varas do Fórum. Depois da reativação da central de refrigeração, esses aparelhos serão enviados para as comarcas do Interior do Estado.