Conteúdo da Notícia

Cartórios de Registro Civil de Fortaleza atendem em escala de plantão durante fins de semana e feriados

Ouvir: Cartórios de Registro Civil de Fortaleza atendem em escala de plantão durante fins de semana e feriados

Você sabia que há 9 anos os cartórios de Registro Civil da Comarca de Fortaleza atendem em regime de plantão aos sábados, domingos e feriados? A determinação consta no Código de Normas do Serviço Notarial e Registral do Estado, expedido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará em 2014 e atualizado em março deste ano.

O atendimento durante o plantão é remoto, por meio do WhatsApp. As demandas de serviços incluem atos de registros de nascimentos, casamentos e óbitos. Em caso de questões urgentes, o usuário pode enviar um email ou ligar para agendamento de eventual atendimento presencial, se necessário.

Ao todo, a Capital cearense conta com a atuação de 10 cartórios de Registro Civil. Mensalmente, a escala de plantão destas serventias é publicada no Diário da Justiça, por meio de portaria, disponível para acesso no portal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Confira o plantão do próximo fim de semana clicando AQUI.

FIQUE POR DENTRO

Os cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais são responsáveis pelos registros de nascimento, adoção, casamento civil, conversão de união estável em casamento, casamento religioso com efeito civil, óbito e natimorto, além das averbações, anotações e retificações. Eles realizam, ainda, traslados de registros de brasileiros oficializados no exterior; registros de emancipações, interdições e sentenças de ausência; e a emissão de segunda via das certidões.