Conteúdo da Notícia

TJCE promove a entrega de sacolas ecológicas a magistrados e servidores como forma de sensibilizar sobre cuidados com meio ambiente

Ouvir: TJCE promove a entrega de sacolas ecológicas a magistrados e servidores como forma de sensibilizar sobre cuidados com meio ambiente

Com o intuito de sensibilizar para a urgência da proteção ambiental, com ênfase na importância da adoção de hábitos cotidianos mais sustentáveis, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) entregou, nesta terça-feira (25/07), sacolas ecológicas personalizadas com a logo da campanha “Conscientização + Ação para preservar a natureza”. A iniciativa, do Núcleo Socioambiental e da Assessoria de Comunicação do Poder Judiciário, contou com apoio da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua.

A abertura da cerimônia teve apresentação musical da Camerata de Violões do Liceu do Conjunto Ceará. Em seguida, a desembargadora Maria Vilauba Fausto Lopes, integrante do Núcleo Socioambiental do TJCE, ressaltou a necessidade de existirem ações voltadas à sustentabilidade.

Citando o cientista planetário e ativista norte-americano Carl Sagan, a magistrada destacou que “somos habitantes solitários deste planeta, se não cuidarmos desta Terra não temos a quem pedir socorro e para onde ir”. A desembargadora mencionou algumas ações desenvolvidas pela Gestão. “Tudo está sendo trabalhado com uma meta de ambiente sustentável, nosso consumo de água, papel, etc. Temos promovido diversas palestras sobre o tema, exposições, sempre com o objetivo de destacar a importância de preservar o meio ambiente. Eu estou encantada com a consciência ambiental que hoje o Tribunal tem”.

Em seguida, o presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, reforçou o valor das medidas de preservação do meio ambiente. “A força de uma ideia multiplicada move nações, sociedades, pessoas. É o que estamos vendo especificamente nas práticas socioambientais que, apesar das dificuldades, hoje estão na ordem do dia, com iniciativas que chamam, a um só tempo, para a responsabilização de todos e a cada um, sobre o nosso próprio destino, sobre o destino do mundo”, destacou.

“Assim, hoje, essas sacolas ecológicas simbolizam uma mobilização crescente de todo um conjunto, uma importante demonstração desse compromisso diário com a transformação do mundo para melhor, prova de que compartilhamos a ideia de que somos partes de algo maior e interligado, que precisa de cuidados e responsabilidade”, acrescentou o presidente.

QUESTIONÁRIO SOBRE MEIO AMBIENTE

O material entregue foi sorteado entre 415 integrantes do Poder Judiciário – entre magistrados(as), servidores(as) e demais colaboradores(as) – que responderam a um quiz com perguntas sobre meio ambiente e sustentabilidade, realizado durante o mês de junho, em comemoração pelo Dia Mundial do Meio Ambiente.

Um dos sorteados com a sacola ecológica foi o servidor Antônio Marcos da Silva Araújo, da 2ª Vara de Execuções Fiscais da Capital. Para ele, esse tipo de mobilização é de “suma importância para promover a discussão sobre a sustentabilidade do meio ambiente. Essa ação pode ser o ponta pé inicial pra que ocorram mais campanhas voltadas ao tema”.

 

Servidor Antônio Marcos e diretora do FCB

 

Outra contemplada foi a servidora Mércia Cardoso de Souza, da Seção de Capacitação do Fórum Clóvis Beviláqua. Ela destacou que as ações desenvolvidas pelo Tribunal de Justiça são importantes “para que todos os integrantes do Poder Judiciário desenvolvam consciência de preservar o meio ambiente. Isso não diz respeito só a animais e plantas, mas a toda a humanidade”.

Presidente do TJCE e servidora Mércia Cardoso

NÚCLEO SOCIOAMBIENTAL

O Núcleo Socioambiental do TJCE foi criado em 2015, como parte do Planejamento Estratégico do Tribunal, e é responsável pelo gerenciamento de questões relacionadas ao tema. Já em 2021, o TJCE instituiu a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS), mais um passo na linha da Agenda 2030, cujos planos de ações têm sido divulgados e estimulados pela Justiça cearense. Entre as iniciativas estão o uso responsável de papel, como redução da impressão de documentos, reuso de água, substituição de copos plásticos, instalação de placas solares, entre outras medidas.

 

Agenda2030