Conteúdo da Notícia

Campanha em transportes públicos espalha mensagem contra violência doméstica

Ouvir: Campanha em transportes públicos espalha mensagem contra violência doméstica

Se você é usuário do transporte público de Fortaleza, já deve ter se deparado com cartazes da campanha Justiça pela Mulher, iniciativa do Judiciário cearense de enfrentamento à violência doméstica. As peças anexadas nos ônibus trazem ainda os canais de denúncia, anunciados pelo músico Waldonys, embaixador da campanha. Nesta terça-feira (07/12), o artista se reuniu com a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, no Fórum Clóvis Beviláqua. Também participaram do encontro a desembargadora Marlúcia de Araújo Bezerra, que está à frente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJCE, e as juízas Rosa Mendonça e Teresa Germana Lopes de Azevedo, titulares do 1º e do 2º Juizados da Mulher de Fortaleza, respectivamente.

“Com a pandemia, a violência doméstica teve um aumento e o Poder Judiciário não pode ficar distante da população, dessa mulher que sofreu ou sofre uma agressão. Estamos trabalhando nessa campanha desde agosto, quando elegemos Waldonys como embaixador da campanha. Agora procuramos uma parceria com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), para que pudesse ser divulgado em cada ônibus que circula na Capital, para encerrarmos o ano com mais uma iniciativa contra a violência doméstica”, explicou a presidente do TJCE.

“É uma responsabilidade muito grande ter sido escolhido para ser embaixador de uma campanha tão séria. A gente tem de mergulhar de cabeça, porque a violência contra a mulher é um problema que atinge muitas classes. A vizinha da gente pode tá passando por isso e aí é importante que a gente conscientize as pessoas a denunciar, a procurar ajuda. Poder estar levando isso pra outros artistas, para os meus fãs, para as pessoas que me seguem, me deixa muito feliz”, destacou Waldonys.

O presidente da Etufor, David Bezerra, que viabilizou a montagem das peças na frota do sistema municipal de transporte público coletivo, também participou do encontro. “Sabemos que no transporte coletivo há uma circulação de centenas de milhares de usuários e talvez uma parte dessas usuárias seja composta por vítimas da violência e não se sinta segura em fazer a denúncia. Na medida em que o Poder Judiciário, em conjunto com o município de Fortaleza, através da Etufor, divulga cartazes estimulando essa denúncia, queremos que aquelas mulheres que hoje estão sem coragem ou então as pessoas que presenciam esse tipo de violência façam a denúncia através da Central de Atendimento à Mulher ou da Polícia Militar”, ressaltou David Bezerra.

A montagem das peças na frota do sistema municipal de transporte público coletivo ocorreu no dia 29 de novembro e foi viabilizada pela Etufor. Os cartazes também estão estampados nas rotas de ônibus dos servidores do Estado.

O período de veiculação dos cartazes coincide com os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, uma mobilização mundial voltada para a erradicação da violência de gênero, e com o Dia da Justiça (comemorado em 8 de dezembro).

AÇÕES REALIZADAS
A campanha Justiça pela Mulher teve início em agosto deste ano, também lembrando os 15 anos da Lei Maria da Penha, e tem como objetivo sensibilizar a população e divulgar os canais de denúncia pelos telefones da Central de Atendimento à Mulher (180) e Polícia (190). Desde então, já foram feitas ações em estádio de futebol, durante o jogo Ceará x Fortaleza pelo Campeonato Brasileiro, e nas padarias, com a veiculação de mensagens contra a violência doméstica e familiar em embalagens de pão, bolos e biscoitos.

Houve ainda a elaboração da série de vídeos “Cole essa ideia”, em que artistas cearenses usaram adesivos com o slogan “Justiça pela Mulher: O Judiciário e você contra a violência doméstica”.

Para ver mais fotos clique na GALERIA.

SERVIÇO
Estabelecimentos privados e órgãos públicos interessados em participar da campanha Justiça pela Mulher podem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação do TJCE pelo e-mail: marketing@tjce.jus.br.