Conteúdo da Notícia

Campanha do Judiciário cearense aborda saúde do corpo e da mente

Ouvir: Campanha do Judiciário cearense aborda saúde do corpo e da mente

Setembro é um mês colorido para a saúde: além da campanha Setembro Amarelo (sobre prevenção ao suicídio e cuidados com a saúde mental), o mês é representado pelas cores Verde (de conscientização sobre doação de órgãos) e Vermelho (prevenção de doenças cardiovasculares).

O Judiciário cearense elaborou programação dedicada a esses três temas, que inclui palestras, ações culturais, atos de solidariedade e iluminação diferenciada na fachada do Fórum Clóvis Beviláqua. As atividades, abertas ao público, são promovidas pela Diretoria do Fórum e o Comitê Estadual de Saúde.

Entre as ações pelo Setembro Amarelo, no próximo dia 5, às 10h30, a médica psiquiatra Francinete Giffoni e o advogado Aluísio Gurgel debaterão sobre “Saúde mental e o mundo digital – desafios pós-pandemia”, no Auditório Floriano Benevides, do Fórum Clóvis Beviláqua. Francinete Giffoni atua na área de psicoterapia há mais de 30 anos, é doutora em Educação e especialista em Ativação de Processos de Mudanças pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com pesquisas na área de estresse e qualidade de vida. Já o advogado Aluisio Gurgel é professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Nordeste (Facine), onde ministra a disciplina de Direito Digital. O especialista estuda o envolvimento da tecnologia com o Direito e as possibilidades de melhorias sociais decorrentes desta interação.

Em 9 de setembro, véspera do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, o Judiciário cearense vai promover acolhida musical e atendimento especializado à população com equipes de apoio no hall de entrada do Fórum. Também neste dia, o Judiciário convida todos os colaboradores e colaboradoras, seja em regime presencial ou em teletrabalho, a usar algum acessório ou peça de roupa na cor amarela, como forma de adesão à campanha.

Ao longo do mês, as redes sociais do TJCE irão realizar uma série de publicações sobre como identificar sinais de depressão e ansiedade e como pedir ajuda. Já o programa TJCE em Podcast abordará no tema deste mês a relação entre doenças cardiovasculares e saúde mental, com especialistas da área de cardiologia e psiquiatria.

A programação continua no dia 15, às 15h, com a palestra “Conhecendo o processo de doação e transplante”, em alusão ao Setembro Verde. A convidada é a médica Eliana Régia Barbosa de Almeida, coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Ceará. No dia 22, às 15h, o cardiologista José Carlos Jucá Pompeu Filho fala sobre “Check up cardiovascular – o que você precisa saber”. Ambos os eventos ocorrem no Auditório Floriano Benevides, no Fórum da Capital. A programação se encerra no dia 23, às 16h30, com o Pôr do Sol Cultural, promovido pela Diretoria do Fórum, que contará com roda de leitura e outras atividades culturais envolvendo a temática do Setembro Amarelo.

SERVIÇO
A Justiça cearense conta com suporte psicológico para atendimento, escuta e acompanhamento dos colaboradores e seus dependentes, na Capital e no Interior. No Fórum, há o Plantão Psicológico, uma parceria da Seção de Capacitação com o curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor). Para as demais unidades, mais informações podem ser obtidas pelo e-mail atendimentosaude@tjce.jus.br.

Já o Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma entidade que realiza apoio emocional gratuito e sigiloso a todas as pessoas que precisam conversar. Presta atendimento 24 horas, pelo número 188, além de outros canais como e-mail e chat (www.cvv.org.br).

Confira a programação AQUI.

Agenda2030