Conteúdo da Notícia

TJ do Ceará está entre os dez tribunais do País com melhor índice de atendimento à demanda

Ouvir: TJ do Ceará está entre os dez tribunais do País com melhor índice de atendimento à demanda

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) alcançou a nona colocação entre os tribunais do País no Índice de Atendimento à Demanda (IAD), segundo o Relatório Justiça em Números, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nessa quinta-feira (1º/09). O índice reflete a capacidade do Tribunal de baixar processos pelo menos em número equivalente ao quantitativo de casos novos que ingressaram no ano. Em 2021, o Tribunal alcançou o marco de 105,4%, ou seja, atendeu além da quantidade de casos que chegaram ao Judiciário.

Com esse IAD, o TJCE foi superior à média nacional, de 97,2%, e figurou em sexto lugar entre os tribunais de médio porte do país, que engloba Goiás, Maranhão, Pernambuco, Mato Grosso, Santa Catarina, Distrito Federal, Espírito Santo, Pará e Bahia. No ranking geral de tribunais estaduais, ocupa o 9º lugar.

“O Relatório Justiça em Números consiste em um importante instrumento de transparência e governança do Poder Judiciário nacional ao apresentar diagnóstico do desempenho da atividade judicial brasileira, além de dados orçamentários, quantitativos de pessoal e demais informações relativas a todos os tribunais do país. É um valioso instrumento de pesquisa e de apoio à gestão do nosso trabalho cotidiano”, explica o secretário de Planejamento e Gestão do TJCE, Marcelo Maia.

Taxa de Congestionamento
Já em relação à Taxa de Congestionamento Líquida, o Judiciário Cearense alcançou o índice de 69,2%, ficando na 6ª colocação entre os tribunais de médio porte e na 12ª entre os 27 tribunais. Essa taxa mede o percentual de processos que permaneceram pendentes de solução ao final do ano de 2021 em relação ao total de processos que tramitaram no ano.

A média da Taxa de Congestionamento Líquida de todos os TJs foi de 72,9%. O TJCE, portanto, ficou abaixo da média. Quanto menor for o resultado, menor é o congestionamento de um TJ.

“Deixo os meus parabéns e meus agradecimentos a cada magistrado e magistrada, cada servidor e servidora, terceirizado e terceirizada, estagiário e estagiária, a cada um e a cada uma que contribuiu com mais esse êxito do TJCE. É motivo para nos orgulharmos e também para nos organizarmos a fim de conseguir resultados ainda melhores no futuro”, ressalta a presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

O documento completo, que contempla os cinco segmentos do Judiciário (Federal, Estadual, Eleitoral, Trabalhista e Militar), pode ser acessado no Portal do CNJ.