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Balcão Virtual completa um mês de funcionamento com mais de 1.800 atendimentos realizados

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Para promover atendimento digital de forma permanente e ágil no Judiciário, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) implantou o Balcão Virtual que completou um mês de funcionamento nessa quinta-feira (03/06). De acordo com a Secretaria Judiciária (Sejud) de Fortaleza, responsável pela coordenação de 85 varas das áreas Cível, de Família, Criminais, Fazenda Pública e Juizados da Fazenda Pública, a ferramenta já realizou 1.132 atendimentos, uma média de 49 por dia.

Os atendimentos são feitos por meio de videochamadas e funcionam nos dias de expediente forense normal, durante o horário das 11h às 18h. As principais demandas solicitadas são a análise de petições, habilitação de advogado nos autos, expedição de documentos e decurso de prazo.

Quando a solicitação envolve atividade de competência da Sejud de Fortaleza, que atua no âmbito do 1º Grau, a demanda é encaminhada para providência do setor responsável. Se o pedido depender de atuação dos gabinetes das varas, são informados os canais de contato das respectivas unidades judiciárias para atendê-lo, mediante prévio agendamento.

“Por meio do Balcão Virtual, os jurisdicionados têm um atendimento bem parecido com o que era realizado presencialmente nas unidades judiciárias. Ele se soma aos outros canais virtuais de atendimentos, que estão sendo disponibilizados pelo Tribunal de Justiça aos usuários dos nossos serviços, neste período de distanciamento social”, afirma Marcelo Bezerra de Moura Fontenele, secretário Judiciário de 1º Grau.

Desde o início da pandemia, a Justiça cearense vem disponibilizando meios virtuais de atendimento, como e-mail, telefone e WhatsApp Business. A lista de contatos, constantemente atualizada, fica à disposição no site www.tjce.jus.br, na página inicial.

CENTRAL DE ATENDIMENTO
A Central de Atendimento Judicial (CAJ) do Poder Judiciário também utiliza o Balcão Virtual para atender partes, advogados e população. Em um mês de implementação da ferramenta, a CAJ realizou 686 videochamadas, uma média diária de 31 atendimentos. A Central concentra os serviços de consulta de informações processuais e administrativas, de protocolo e de emissão de certidões.

Segundo o diretor da CAJ, Nelson Ricardo de Moraes Nogueira, foi constatado que o serviço disponibilizado por intermédio do Balcão Virtual tem correspondido às expectativas da população. “As demandas e avaliações estão sendo respondidas rapidamente, com os usuários bastante satisfeitos. Para se ter uma ideia, de 60 avaliações feitas sobre o serviço, 100% afirmaram estar satisfeitos.”