Conteúdo da Notícia

Balanço parcial da Semana da Conciliação no Ceará registra 3.642 acordos

Balanço parcial da Semana da Conciliação no Ceará registra 3.642 acordos

Ouvir: Balanço parcial da Semana da Conciliação no Ceará registra 3.642 acordos

O Judiciário cearense realizou 10.890 audiências durante a Semana Nacional de Conciliação, que resultaram em 3.642 acordos entre as partes, destes, 859 na Capital e 2.791 no Interior. Os dados representam índice de 33,44% de êxito. O balanço parcial da mobilização, que teve início na segunda-feira (27), é referente até as 17h30 horas desta sexta-feira (1º/12).
As audiências foram realizadas no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Comarcas da Capital e do Interior do Estado. A supervisora do Núcleo desembargadora Tereze Neumann, destacou a importância do esforço concentrado. “Estamos concluindo a Semana da Conciliação, mas o esforço continuará através do nosso Núcleo e Cejusc, visando a efetivar as políticas de harmonização da sociedade. Realço a disponibilização da ferramenta ‘Quero Conciliar’, constante do site do Tribunal de Justiça, que poderá ser acionada pelo cidadão”, observou a desembargadora.
Ao todo, no Ceará foram agendadas 17.747 audiências de conciliação. Para a coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Fortaleza, juíza Jovina d’Avila Bordoni, a Semana da Conciliação “torna-se um movimento importante não só por reduzir o número de processos, mas também por consolidar uma política autocompositiva, por meio da conscientização da sociedade em relação às novas formas de resolução de conflitos”.
Uma das partes que compareceu e entrou em acordo foi uma vendedora com processo de pensão alimentícia tramitando na 12ª Vara da Família de Fortaleza. A audiência de conciliação foi realizada nesta sexta, 1º de dezembro na Vara. Nela, o pai da filha da vendedora concordou com o desconto de 25% do próprio salário, para a pensão alimentícia, e em continuar custeando o plano de saúde da garota. A vendedora ficou satisfeita, tanto com o acordo quanto com o próprio evento. “Achei ótimo, para resolver logo. Com esse mutirão que estão fazendo, foi mais rápido. Pensava que ainda iria para o próximo ano”, disse.