Assessoria Institucional coordena digitalização de documentos e reduz custos com impressão
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- 06-01-2014
A Assessoria Institucional do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em 2013, coordenou a digitalização de 56.475 documentos contendo o histórico das serventias extrajudiciais do Estado, que estavam sob a guarda da Corregedoria Geral da Justiça. O órgão também esteve à frente da digitalização de 1.153 processos da Assessoria de Precatórios.
A iniciativa resultou no total de 379.474 páginas eletrônicas. O setor está promovendo ainda a conversão em arquivos digitais das fichas funcionais de todos os servidores e magistrados, ativos e inativos do Tribunal de Justiça. Até o dia 23 de dezembro passado haviam sido digitalizadas 3.779 fichas.
A Assessoria Institucional realizou ainda o descarte da segunda remessa de petições digitalizadas. Mais de uma tonelada de papel foi triturada e doada para a Associação de Agentes Ambientais Rosa Virgínia, entidade credenciada pelo Tribunal. A medida está em conformidade com a Resolução nº 2/2012 do TJCE, que estabelece a responsabilidade socioambiental como um dos objetivos do Plano Estratégico do Judiciário cearense.
O setor reduziu ainda 20% dos custos com impressão durante o ano de 2013. A diminuição dos gastos foi possível, após revisão do contrato firmado entre o Tribunal e a empresa CopyVip, responsável pelo fornecimento das máquinas de impressão utilizadas pelo Departamento Editorial e Gráfico.
A medida atende à nova metodologia de apreciação das solicitações de impressão, que disciplinou as demandas dos serviços gráficos. De acordo com a assessora Institucional, Márcia Ximenes, o departamento passou a utilizar os recursos disponíveis e a executar os serviços de forma mais racional, economizando o quantitativo da franquia utilizada, sem alterar a qualidade.