Conteúdo da Notícia

Aprovada criação do Plano Estratégico do Fórum de Fortaleza com foco na cidadania e humanização

Aprovada criação do Plano Estratégico do Fórum de Fortaleza com foco na cidadania e humanização

Ouvir: Aprovada criação do Plano Estratégico do Fórum de Fortaleza com foco na cidadania e humanização

A partir de agora, o Fórum Clóvis Beviláqua (FCB) passa a ter Plano Estratégico próprio para o biênio 2019/2021. Trata-se de uma ferramenta de administração com a finalidade de prestar serviços de qualidade ao público, dentro do princípio da eficiência. A criação foi aprovada, nesta quinta-feira (06/06), durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Washington Araújo.
Desde 2007, o Judiciário cearense, como um todo, vem adotando planejamento como forma de garantir atuação mais eficaz, melhorar e ampliar o atendimento, gerar mais celeridade, aumentar a produtividade e outras medidas. O Plano em vigência do TJCE é válido para o intervalo 2015/2020, com metas voltadas ao aprimoramento da governança judiciária, à sustentabilidade financeira e infraestrutura adequada, entre outros pontos.
No caso do FCB, em Fortaleza, houve a necessidade de um documento próprio em razão da complexa estrutura. O Fórum é responsável por 126 Varas, 20 Juizados Especiais Cíveis, quatro Juizados Criminais e um Juizado da Mulher, além de outros serviços judiciais e setores administrativos.
PLANO DO FCB
Missão: viabilizar o acesso aos serviços da Justiça, garantido o efetivo exercício da cidadania.
Visão: ser reconhecido pelo atendimento humanizado e pela efetividade na prestação dos serviços de Justiça.
Valores: humanização, efetividade, acessibilidade, transparência, sustentabilidade, cooperatividade, credibilidade e inovação.
Já os objetivos estratégicos foram definidos em dez, divididos em três eixos:
Sociedade (aperfeiçoar o atendimento ao público);
Procedimentos (aprimorar a qualidade dos dados nos sistemas judiciais; otimizar os procedimentos das unidades administrativas e de apoio judicial; otimizar os procedimentos judiciais; desenvolver a governança estratégica; e aprimorar a comunicação interna e externa); e
Recursos (viabilizar estrutura adequada às atividades administrativas e jurisdicionais; intensificar a segurança dos magistrados, servidores e usuários; desenvolver e valorizar o corpo funcional; e adequar a infraestrutura de TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação – à demanda).
PARTICIPAÇÃO
O Plano foi construído de forma participativa por juízes e servidores com acompanhamento e orientação da Secretaria de Gestão de Pessoas (Seplag) do Tribunal.
O FÓRUM
O FCB, dirigido pela juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo, é a unidade do Judiciário do Ceará que sedia a 1ª Instância ou 1º Grau da Comarca de Fortaleza. O endereço é rua Desembargador Floriano Benevides Magalhães, 220, bairro Edson Queiroz.