Conteúdo da Notícia

“Justiça Climática”: Fórum recebe nesta sexta palestra do físico e climatologista Alexandre Araújo Costa

“Justiça Climática”: Fórum recebe nesta sexta palestra do físico e climatologista Alexandre Araújo Costa

Ouvir: “Justiça Climática”: Fórum recebe nesta sexta palestra do físico e climatologista Alexandre Araújo Costa

Para finalizar em elevado nível de discussão a Semana do Meio Ambiente, o Fórum Clóvis Beviláqua recebe nesta sexta-feira (07/06), às 11h, a palestra “Justiça Climática”, que será ministrada pelo físico e climatologista Alexandre Araújo Costa, professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e doutor em ciências atmosféricas. O evento é aberto ao público e será realizado no auditório Agenor Studart.
A palestra será um alerta sobre a ameaça que sofremos pelas mudanças do clima e sobre a emergência em enfrentarmos a questão. “Relatórios científicos mais recentes não apenas apontam sem margem de dúvidas as emissões humanas de gases de efeito estufa como a raiz do problema, como mostram os enormes riscos por trás da continuidade da trajetória atual”, adianta Costa, considerado um dos maiores expoentes do País nos temas aquecimento global e mudanças climáticas, com mais de 40 artigos publicados em periódicos científicos com revisor.
Além das causas do problema, durante a palestra o professor vai apontar os riscos e as consequências das alterações no clima global. “Mostraremos a necessidade de transformações profundas no nosso sistema produtivo, na matriz energética e de transportes e até na base da alimentação, ou seja, no próprio modo de vida, a fim de evitar as piores consequências dessas mudanças, que podem transformar efetivamente nosso planeta num lugar muito mais inóspito, com ondas de calor, eventos severos de secas e enchentes, incêndios florestais e elevação do nível do mar inviabilizando a civilização humana como a conhecemos”.
INFORMAR PARA PRESERVAR
Um dos idealizadores da Semana do Meio Ambiente no Fórum Clóvis Beviláqua, o oficial de justiça, engenheiro agrônomo e especialista em botânica Antônio Sérgio Farias Castro, acredita que a informação é uma arma para fomentar a preservação. “A ideia geral é levar ao maior número de pessoas informações e saberes sobre a natureza numa troca de experiências e motivações, no sentido de que só se protege e valoriza o que se conhece.”
Ele integra o Movimento Pró-Árvore, um coletivo multidisciplinar voltado à conservação da natureza, fundado em 2011 na Capital cearense com a missão de promover a cultura do respeito e amor às árvores, que proporcionam vários serviços ambientais ao Planeta. O grupo é parceiro do Fórum Clóvis Beviláqua em projetos para comunicar e educar a população sobre a relevância da preservação das espécies vegetais.
SERVIÇO
Evento: Palestra “Justiça Climática”
Dia: Às 11h desta sexta-feira (07/06)
Local: Auditório Agenor Studart, no Fórum Clóvis Beviláqua