Conteúdo da Notícia

Fórum Clóvis Beviláqua celebra Dia do Meio Ambiente com plantio de mudas de árvores

Fórum Clóvis Beviláqua celebra Dia do Meio Ambiente com plantio de mudas de árvores

Ouvir: Fórum Clóvis Beviláqua celebra Dia do Meio Ambiente com plantio de mudas de árvores

Cinco novas árvores foram plantadas, nesta quarta-feira (05/06), no jardim externo do Fórum Clóvis Beviláqua, situado na avenida Washington Soares. A ação fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente e é mais um fruto da parceria da instituição com o Movimento Pró-Árvore.
A diretora do Fórum, juíza Ana Cristina Esmeraldo, ressaltou que esse é um presente e um legado que se deixa para a cidade e para as futuras gerações. “Saber que essas árvores vão resistir além do nosso tempo e vão favorecer até as próximas gerações, que irão cultivar, gostar e desfrutar de todo o benefício que uma árvore oferece, é algo muito enriquecedor. Nós, na Diretoria do Fórum, buscamos sempre promover, valorizar, sensibilizar e participar cada vez mais de ações como essa”, afirmou.
Foram plantadas cinco mudas de quatro espécies distintas: ipê roxo, angelim, pajeú e araticum do cerrado. Iderlândio Morais, membro do Movimento Pró-Árvore e técnico judiciário na Secretaria Judiciária (Sejud) VII, explica que foram escolhidas espécies nativas, que se adaptam bem ao local, e que são também frondosas e de grande efeito paisagístico, proporcionando sombra e beleza ao local.
Outro integrante do Movimento Pró-Árvore, Leonardo Jales, disse que as espécies escolhidas são típicas do ecossistema original da área onde está instalado o Fórum, que é uma vegetação de Cerrado Litorâneo. “Toda essa área no passado foi uma grande área de Cerrado, então a gente busca usar plantas que ocuparam esse espaço originalmente, buscando trazer de volta essa mata original”, explicou.
A juíza Sílvia Soares de Sá Nóbrega, titular da 2ª Vara de Registros Públicos e supervisora da Distribuição, participou da ação e ajudou a plantar uma muda de angelim. Ela contou que vai poder, no dia a dia, acompanhar o crescimento da planta e observar se está sempre bem cuidada.
“Toda ação com relação ao meio ambiente é vital, é como se fosse preservar nossa casa, nossa família, nossa descendência. E é responsabilidade de cada um de nós cuidar, vigiar, fazer esse acompanhamento no dia a dia, ter uma relação de pertencimento”, afirmou.
Com o plantio das cinco novas mudas, um total de 44 árvores já foram plantadas nos jardins e estacionamentos do Fórum, a partir da parceria com o Movimento Pró-Árvore, desde o ano passado.
Criado em 2011, como um coletivo multidisciplinar, o Pró-Árvore tem como objetivo de promover o amor e respeito pelas árvores e contribuir para tornar Fortaleza uma cidade mais bela, verde e sombreada, por meio de ações como plantios, coletas de sementes, informações, denúncias, orientações e passeios.