Conteúdo da Notícia

Fórum Clóvis Beviláqua celebra Dia do Meio Ambiente com plantio de mudas de árvores

Publicado em: 06-06-2019

Cinco novas árvores foram plantadas, nesta quarta-feira (05/06), no jardim externo do Fórum Clóvis Beviláqua, situado na avenida Washington Soares. A ação fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente e é mais um fruto da parceria da instituição com o Movimento Pró-Árvore.

A diretora do Fórum, juíza Ana Cristina Esmeraldo, ressaltou que esse é um presente e um legado que se deixa para a cidade e para as futuras gerações. “Saber que essas árvores vão resistir além do nosso tempo e vão favorecer até as próximas gerações, que irão cultivar, gostar e desfrutar de todo o benefício que uma árvore oferece, é algo muito enriquecedor. Nós, na Diretoria do Fórum, buscamos sempre promover, valorizar, sensibilizar e participar cada vez mais de ações como essa”, afirmou.

Foram plantadas cinco mudas de quatro espécies distintas: ipê roxo, angelim, pajeú e araticum do cerrado. Iderlândio Morais, membro do Movimento Pró-Árvore e técnico judiciário na Secretaria Judiciária (Sejud) VII, explica que foram escolhidas espécies nativas, que se adaptam bem ao local, e que são também frondosas e de grande efeito paisagístico, proporcionando sombra e beleza ao local.

Outro integrante do Movimento Pró-Árvore, Leonardo Jales, disse que as espécies escolhidas são típicas do ecossistema original da área onde está instalado o Fórum, que é uma vegetação de Cerrado Litorâneo. “Toda essa área no passado foi uma grande área de Cerrado, então a gente busca usar plantas que ocuparam esse espaço originalmente, buscando trazer de volta essa mata original”, explicou.

A juíza Sílvia Soares de Sá Nóbrega, titular da 2ª Vara de Registros Públicos e supervisora da Distribuição, participou da ação e ajudou a plantar uma muda de angelim. Ela contou que vai poder, no dia a dia, acompanhar o crescimento da planta e observar se está sempre bem cuidada.

“Toda ação com relação ao meio ambiente é vital, é como se fosse preservar nossa casa, nossa família, nossa descendência. E é responsabilidade de cada um de nós cuidar, vigiar, fazer esse acompanhamento no dia a dia, ter uma relação de pertencimento”, afirmou.

Com o plantio das cinco novas mudas, um total de 44 árvores já foram plantadas nos jardins e estacionamentos do Fórum, a partir da parceria com o Movimento Pró-Árvore, desde o ano passado.

Criado em 2011, como um coletivo multidisciplinar, o Pró-Árvore tem como objetivo de promover o amor e respeito pelas árvores e contribuir para tornar Fortaleza uma cidade mais bela, verde e sombreada, por meio de ações como plantios, coletas de sementes, informações, denúncias, orientações e passeios.