Conteúdo da Notícia

Aplicativo do TJCE facilita consultas a processos judiciais

Ouvir: Aplicativo do TJCE facilita consultas a processos judiciais

Com a tecnologia na palma da mão, partes e advogados podem consultar processos judiciais que tramitam na Justiça estadual, por meio de smartphones ou tablets. As equipes das Secretarias Judiciária (Sejud) e Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) desenvolveram um aplicativo (App) disponível para sistemas Android e IOS, que simplifica e facilita a consulta de processos. O App é gratuito. Advogados ou partes podem fazer quantas consultas quiserem.

Nos smartphones, com o aplicativo “TJCE Mobile”, o interessado faz buscas por informações processuais, de 1° e 2° Graus, pelo nome da parte ou do processo, e acionar a Ouvidoria do Judiciário estadual.

O coordenador de Informações e Apoio às Atividades Judiciais do TJCE, Pedro Carlos Alves Cavalcante, destaca a importância da ferramenta. “A ideia é buscar o aperfeiçoamento das comunicações entre o Poder Judiciário e a sociedade, além de oferecer um outro canal de prestação de serviço, que seja mais célere e conveniente para o cidadão. E a mobilidade proporciona isso, em especial para as camadas da sociedade menos favorecidas, pois sabe-se que cerca de 60% dos acessos à Internet no Brasil são feitos por meio de plataformas mobile (celulares), cujo custo de acesso é bem menor do que um plano doméstico”.

Pedro Carlos acrescenta que, em breve, o aplicativo deverá agregar outros serviços, que estão em fase de desenvolvimento, tais como o Portal do Advogado, a Notificação da Movimentação Processual (push), a Emissão de Certidões e o Sistema de Peritos.

Para baixar o TJCE Mobile, o usuário clica no Play Store (Android) ou App Store (IOS), no celular ou tablet.