Conteúdo da Notícia

Alunos da rede pública conhecem a  história e o funcionamento do TJCE

Alunos da rede pública conhecem a história e o funcionamento do TJCE

Ouvir: Alunos da rede pública conhecem a história e o funcionamento do TJCE

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) recebeu, nesta terça-feira (09/05), mais uma visita de alunos da rede pública de ensino. Desta vez, um grupo de 23 estudantes do 3º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Valdemar Falcão, localizada no bairro Álvaro Weyne, conheceram o funcionamento do Poder Judiciário, bem como a estrutura do Palácio da Justiça.
Na ocasião, os adolescentes aprenderam sobre a história do Judiciário cearense. Eles visitaram o Memorial, onde ficam móveis, fotos e objetos de valor simbólico, como o anteprojeto do Código Civil brasileiro elaborado pelo jurista cearense Clóvis Beviláqua em 1900 e aprovado em 1916. Também foram à Biblioteca Desembargador Jaime de Alencar Araripe, que abriga acervo com mais de 28 mil obras.
Outro local conhecido foi o auditório Bernado Machado da Costa Dória, onde acontecem as sessões de julgamento do Órgão Especial e do Tribunal Pleno (com os 43 desembargadores). Os estudantes também assistiram a um vídeo institucional, com explicações mais aprofundadas sobre as atividades e instalações do Judiciário estadual. No final do encontro, foram sorteados alguns livretos. O TJCE também doou para biblioteca do colégio a coleção “Cidadania Judiciária” e o livro de comemoração aos 140 anos do Tribunal. A escola recebeu ainda certificado de participação.
A professora Cleibe Ferreira, que acompanhou a equipe, falou que o programa é uma oportunidade muito boa para todos que participam, inclusive para os docentes. “Assim como eles aprenderam muito hoje, eu também aprendi. Já conhecia o prédio, mas dessa forma, é a primeira vez”.
Matheus Ferreira, de 17 anos, também descreveu a experiência vivida. “A maioria de nós não conhecíamos o Tribunal. Essa chance que tivemos foi muito importante para nós, principalmente, para os meus colegas que pretendem cursar Direito”. Ele disse ainda que ficou surpreso com a história do jurista cearense Clóvis Beviláqua. “Sempre ouvi falar sobre ele, mas conhecer um pouco mais sobre esse homem que escreveu o anteprojeto do Código Civil foi o que mais me chamou atenção. Gostei muito!”.
Para a colaboradora Yara Barbosa, que conduziu o grupo, “é muito importante todos os esclarecimentos que passamos para esses alunos. Eles saem daqui motivados e com outras perspectivas”.
A iniciativa é uma ação do programa “Justiça e Cidadania”, criado pelo Tribunal com a finalidade de esclarecer à sociedade sobre as funções do Judiciário. Além das visitas, magistrados vão às escolas proferir palestras sobre temas de interesse público.
Para participar, os estabelecimentos de ensino (escolas e faculdades) públicos e particulares devem ligar para (85) 3207.7052, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.