Conteúdo da Notícia

Programa que aproxima o Fórum da sociedade  reinicia com visitas de universitários

Programa que aproxima o Fórum da sociedade reinicia com visitas de universitários

Ouvir: Programa que aproxima o Fórum da sociedade reinicia com visitas de universitários

A Seção de Capacitação (Secap) do Fórum Clóvis Beviláqua reiniciou nessa segunda-feira (08/05), visitas de alunos participantes do programa “O Fórum mais Próximo da Sociedade”. O objetivo é ampliar a visibilidade do Poder Judiciário, prestando esclarecimento sobre suas principais funções e atividades.
Por meio do programa, os estudantes assistem a vídeos e palestras, acompanham julgamentos no tribunal do júri, e conhecem as instalações do Fórum. As visitas são direcionadas para alunos do ensino médio, com enfoque na orientação vocacional, e para universitários, geralmente dos cursos de Direito ou Psicologia, que desejam aprimorar o conhecimento acerca da Justiça.
O projeto, que existe desde o ano de 2007, já beneficiou 4.442 estudantes do ensino médio e graduação. Atualmente, foi integrado ao programa “Justiça e Cidadania”, que desenvolve iniciativas de divulgação das ações desenvolvidas pelo Poder Judiciário.
Nesta terça-feira (09/05), os beneficiados foram os alunos do curso de Direito, da Universidade de Fortaleza (Unifor), que assistiram à palestra ministrada pela chefe da Seção de Capacitação, Adriana Albano da Rocha, com o tema “A importância do Poder Judiciário para a sociedade”. Para ela, o projeto consiste em uma ação de responsabilidade social. “É uma oportunidade de mostrar os serviços oferecidos pela Justiça para a população”, afirmou.
Já estão previstas visitas para todo o mês de maio. As próximas ocorrerão nos dias 10, 16, 17, 18, 23 e 24 desse mês. Serão beneficiadas as Faculdades Maurício de Nassau, Estácio de Sá, Faculdade Nordeste e o colégio Lourenço Filho.
Para participar do programa, as instituições (públicas ou privadas) interessadas devem entrar em contato com a Secap para agendamento, através do e-mail secap@tjce.jus.br ou do telefone (85) 3492.8060.
Programa
O programa “Justiça e Cidadania” foi instituído por meio da Resolução nº 05/2011, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Visa estabelecer um canal de comunicação entre o Judiciário cearense e a sociedade, por meio de iniciativas que divulguem, com transparência, clareza e linguagem acessível, aspectos relativos ao papel, estrutura e funcionamento deste Poder, além de orientar o cidadão sobre seus direitos.