Conteúdo da Notícia

Alunos da Escola Humberto Castelo Branco conhecem o Tribunal de Justiça do Ceará

Alunos da Escola Humberto Castelo Branco conhecem o Tribunal de Justiça do Ceará

Ouvir: Alunos da Escola Humberto Castelo Branco conhecem o Tribunal de Justiça do Ceará

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) recebeu, nesta quarta-feira (08/05), a visita de alunos da Escola Estadual Presidente Humberto Castelo Branco, localizada no bairro Itaóca, em Fortaleza. A iniciativa faz parte do projeto “Justiça e Cidadania”, que tem o objetivo de aproximar Judiciário e sociedade.

Ao todo, 56 alunos do 1º ano do Ensino Médio assistiram a vídeo institucional sobre a história e estrutura do TJCE, conheceram o Memorial do Judiciário estadual, o Setor de Digitalização de Processos, a Biblioteca Jaime de Alencar Araripe e o Auditório do Tribunal Pleno.

Para o estudante Alison Alves de Moura, de 15 anos, a visita proporcionou a descoberta de novos conhecimentos. “O que mais me chamou atenção foi saber um pouco da história dos antigos magistrados. Tenho a certeza de que acompanhar a explicação e poder estar perto dos objetos no Memorial foi muito importante para todos nós”.

Já o aluno Bruno Lima Mesquita, de 16 anos, destacou a possibilidade de saber mais sobre o Judiciário. “Ficamos sabendo de serviços oferecidos pela Justiça que não conhecíamos”.

O professor Daniel Bento de Araújo, que acompanhou os estudantes, elogiou o projeto do Tribunal. “É uma experiência única para os alunos. A oportunidade de conhecer como funciona a Justiça e vivenciar isso de perto é muito importante para ajudar no aprendizado”.

O “Justiça e Cidadania” é coordenado pela Assessoria Institucional em parceria com a Assessoria de Cerimonial do TJCE. O projeto está alinhado à Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a implantação de projeto de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Judiciário.

As escolas interessadas em agendar visitas devem ligar para (85) 3207.7044 ou 7054.