Conteúdo da Notícia

Fórum Clóvis Beviláqua realiza curso sobre  disputa de guarda e alienação parental

Fórum Clóvis Beviláqua realiza curso sobre disputa de guarda e alienação parental

Ouvir: Fórum Clóvis Beviláqua realiza curso sobre disputa de guarda e alienação parental

O Centro de Treinamento Integrado (CTI) do Fórum Clóvis Beviláqua iniciou, nesta quarta-feira (08/05), o curso “Disputa de guarda: o contexto propício para o surgimento da alienação parental”. Com 20 h/a, a capacitação segue até o próximo dia 22, no período da manhã, às segundas, quartas e sextas-feiras.

Segundo a facilitadora e psicóloga Fabíola Menezes Bessa, o treinamento foi motivado pelo aumento do número de processos envolvendo guarda de crianças e adolescentes, a partir da criação da Lei da Alienação Parental (nº 12.318/10). “As pessoas têm que estar mais qualificadas para lidar com essa realidade. A área do Direito da Família é muito delicada”, explicou.

O conteúdo programático aborda questões como mudanças familiares, importância dos pais no desenvolvimento dos filhos, prejuízos emocionais do divórcio e da disputa de guarda, conceito e consequências da alienação parental e perfil do alienador.

A servidora da 5ª Vara de Família, Gilmara Felismino, destacou a importância do curso. “É importante para aprimorar a prática da conciliação, da mediação e de como lidar com os conflitos”. Para a servidora do Juizado da Infância e da Juventude de Fortaleza, Maria da Conceição Salgado, a iniciativa foi providencial porque o “tema é atual e pouco debatido”.

Participam do treinamento 20 servidores das Varas de Família, do Juizado da Infância e da Juventude e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos.

ALIENAÇÃO PARENTAL

O artigo 2º da lei nº 12.318, de 26 de agosto de 2010, define alienação parental como “a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie o genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este”.