Conteúdo da Notícia

Agosto Lilás: Fórum Clóvis Beviláqua recebe pessoas com deficiência auditiva em visita guiada à exposição ‘O que não nos disseram’

Ouvir: Agosto Lilás: Fórum Clóvis Beviláqua recebe pessoas com deficiência auditiva em visita guiada à exposição ‘O que não nos disseram’

A campanha “Agosto Lilás – De mãos dadas pela paz em casa”, iniciativa do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) para promover ações de combate à violência a mulher, recebeu nesta sexta-feira (19/08), em parceria com o Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), um grupo de 54 integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos do Ceará (Apada), acompanhados de seis intérpretes de libras, em visita guiada à exposição “O que não nos disseram”: são fotografias de mulheres que sofreram violência doméstica e que decidiram compartilhar suas histórias para o público, para a conscientização do público sobre a temática.

Aberta ao público no hall do Fórum, das 8h às 17hs, a exposição, que pode ser conferida até o dia 2 de setembro, inova pela interatividade, com o uso de tecnologia e de opções de acessibilidade para surdos e cegos, oferecendo junto com as fotos, por peças táteis e um acervo de vídeos, áudios e textos disponibilizados por aplicativos de celular, com as próprias mulheres retratadas narrando suas experiências.

 54 integrantes da Apada visitaram a exposição acompanhados de seis intérpretes de libras

A diretora do FCB, juíza Ana Cristina Esmeraldo, ressaltou a importância de levar essa mensagem de respeito às mulheres. “É também papel do Judiciário engajar a sociedade na luta contra a violência doméstica, e essa exposição, com as visitas guiadas, possibilita isso, ao levar essa a questão para mais pessoas, para jovens nas escolas, para grupos de pessoas com deficiência, que terão acesso a uma exposição que favorece a inclusão”.

Idealizadora da exposição, a jornalista Andressa Meireles destaca a importância de ocupar espaços e de fazer parcerias para a divulgação do material e da própria causa. “É preciso estimular essas mulheres a denunciarem a violência de são vítimas, para que saibam que não estão sozinhas, para outras mulheres também possam lutar. Ouvir esses depoimentos, poder dialogar com mulheres surdas, que às vezes receiam não ter com quem falar, é fundamental. Por valorizamos tanto essa ajuda dos intérpretes que atuam com a Justiça”.

A mostra prossegue no hall do Fórum até 2 de setembro, no horário das 8h às 17h

VISITAS

Essa foi a primeira visita guiada, dentro de um calendário com outras programadas pela Seção de Capacitação (Secap) do FCB. O Judiciário cearense já atua com a Apada em outras parcerias, com associados da entidade trabalhando em projetos como a digitalização de processos.

Estão previstas neste primeiro momento, visitas guiadas com estagiários do programa Primeiro Passo e turmas do projeto Ler é Legal (para auxiliares que trabalham no FCB), além de alunos de escolas públicas municipais de Fortaleza.

VEJA TAMBÉM

Fórum Clóvis Beviláqua inicia Agosto Lilás com exposição sobre combate à violência contra mulher a partir desta segunda-feira 

Agenda2030 JustiçaMulher