Conteúdo da Notícia

TJCE amplia capacidade de atendimento com inauguração de nova unidade na Comarca de Tauá

Ouvir: TJCE amplia capacidade de atendimento com inauguração de nova unidade na Comarca de Tauá

O Poder Judiciário cearense prossegue com o seu trabalho de ampliação das unidades localizadas no Interior do Estado, visando melhor atender à população. Nesta sexta-feira (19/08), foi a vez da Comitiva de gestores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) visitar a Comarca de Tauá para inauguração da 2ª Vara Criminal, além de novas instalações do Juizado Especial Cível e Criminal.

Presente à solenidade, a presidente do Tribunal, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, falou sobre as melhorias no Fórum que vai abranger outras comarcas da região. “A estrutura foi trabalhada para que as comunidades de Tauá, Arneiroz, Quiterianópolis e Parambu fossem aqui bem acolhidas pelo Poder Judiciário. Este Fórum está de portas abertas para receber aquelas pessoas que muitas vezes estão em conflito, passando por problemas, e batem na porta da Justiça em busca de segurança jurídica”, explicou a desembargadora, que falou ainda sobre o empenho da diretora do Fórum de Tauá e titular da 2ª Vara Criminal, juíza Carliete Palácio.

A obra, que começou em junho de 2021 e foi concluída em junho de 2022, custou o montante de R$ 1. 152.037,25. A magistrada Carliete Palácio, por sua vez, também reiterou a importância da reforma para as comarcas locais. “Quando falamos aquilo que o nosso coração traz, a boca fala aquilo que o coração está cheio, né? E o meu está cheio de alegria de agradecimento por todos estarem aqui, por termos uma nova vara e esperamos prestar um bom serviço. Somos quatro cidades numa só Comarca e prestamos uma Justiça célere à população. Podem ter certeza que o Poder Judiciário tem trabalhado e lutado para que isso se mantenha.”

Natural de Tauá, o desembargador Francisco Bezerra Cavalcante acompanhou a visita ao Fórum. “O que mais me empolga na nossa área de jurisdição é exatamente quando vejo a população participando de uma inauguração de algo que vem em benefício da própria comunidade, do próprio povo que está ansioso 24 horas por dia por justiça”, destacou. O magistrado reconheceu que a atual Gestão do Tribunal tem dado todas as condições para que as comarcas do Interior disponham de infraestrutura necessária para promover justiça, a exemplo da Comarca de Tauá, que conta com quatro varas e um Juizado Especial.

HOMENAGEM AO JUIZ MICHEL PINHEIRO

Além da nova vara criminal, também foi inaugurada a nova instalação do Juizado Especial Cível e Criminal, que recebeu o nome do juiz Michel Pinheiro, falecido no ano passado e que atuou fortemente para o aprimoramento dos trabalhos da Justiça por nove anos. “O Michel ficou muito tempo aqui, foi muito bem acolhido. Ele era apaixonado por Tauá. Ele me contava muitas histórias daqui, uma delas era que quando ele chegava de viagem, muitas vezes, não conseguia mais dormir e ia despachar processos. Aí os advogados já chegavam ‘doutor, tem alguma coisa estranha, o meu processo foi despachado quatro horas da manhã, eu acredito que houve algum erro’. E ele dizia ‘não, fui eu mesmo, porque eu chego de madrugada e vou despachar os processos’. Eu tenho muita gratidão ao povo de Tauá, porque ele foi muito bem acolhido aqui”, se emocionou a juíza Elizabeth Pinheiro, viúva do magistrado homenageado.

Familiares comparecerem à homenagem do juiz Michel Pinheiro, que atuou por nove anos em Tauá

“É uma homenagem merecida, muito justa que o Tribunal presta ao juiz Michel Pinheiro, que viveu aqui conosco como cidadão tauaense, uma pessoa muito simples que todos tinham muito acesso e participava da cidade de todos os momentos e uma pessoa muito íntegra. Só posso agradecer por todos esses investimentos em Tauá e na região e poder proporcionar justiça para todos”, disse a prefeita do Município, Patrícia Aguiar.

SALA DE DEPOIMENTO ESPECIAL

O Judiciário também reformou o Fórum para contemplar a implantação de uma Unidade de Depoimento Especial, especializada na escuta de crianças e adolescentes, vítimas de violência, além de pintura e ajuste das instalações de combate a incêndio para regularizar o edifício junto ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado.

As reformas e implantação de unidades judiciárias no Interior do Ceará integra o Programa Avançar, pacote de projetos do TJCE voltados à humanização, à infraestrutura e à tecnologia, que objetiva proporcionar melhores condições de trabalho para magistrados, servidores e colaboradores do Judiciário, permitindo a entrega de serviços cada vez mais ágeis ao cidadão que procura a Justiça cearense, contribuindo para o aumento da prestação jurisdicional.

Para ver mais fotos clique na GALERIA.

Avançar