Conteúdo da Notícia

Acusado de homicídio vai a Júri Popular amanhã, à tarde

Ouvir: Acusado de homicídio vai a Júri Popular amanhã, à tarde

23.09.09
A 3ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua vai levar a julgamento, nesta quinta-feira (24/09), às 14h:00, o acusado de homicídio Carlos Alberto Bandeira da Silva. O réu responde pelo assassinato de Francisco de Freitas Rodrigues ocorrido em 29 de janeiro de 1984. O julgamento será realizado após 25 anos do crime porque, como o réu não tomou ciência da sentença de pronúncia, o processo estava suspenso. Além disso, até 2008, a legislação brasileira não permitia que o acusado fosse julgado à revelia.
Consta nos autos do processo que, por volta das 21h do dia do crime, na rua Recanto Verde, Parque Santa Filomena, em Messejana, o acusado, acompanhado pela namorada, e a vítima, acompanhada de outras duas pessoas, estavam voltando a pé de uma festa de aniversário quando Carlos Alberto teria perguntado por que o grupo o estava seguindo. A vítíma, então, teria dito que estava apenas voltando para casa. Não aceitando a resposta, o réu proferiu palavras ofensivas e ameaçou matar Francisco de Freitas Rodrigues e seus amigos caso eles não fugissem, como apurou a autoridade policial.
No entanto, mesmo com a fuga do grupo, Carlos Alberto correu e desferiu um golpe de faca nas costas de Francisco Rodrigues, que morreu após chegar ao Instituto Dr. José Frota (IJF).
Carlos Alberto Bandeira da Silva, que será julgado por homicídio duplamente qualificado, artigo 121, parágrafo 2º, incisos II (motivo fútil) e IV (sem dar chance de defesa para a vítima), do Código Penal Brasileiro, era temido pela vizinhança e tinha ?péssimos antecedentes?, de acordo com a denúncia do Ministério Público.
O julgamento de Carlos Alberto Bandeira da Silva será presidido pelo juiz José de Castro Andrade, titular da 3ª Vara do Júri. A acusação será feita pelo promotor Humberto Ibiapina Lima Maia e a defesa, pelo defensor público Emerson Castelo Branco.
Fonte: TJ/Ceará