Conteúdo da Notícia

Acusado de crime de vingança será levado a Júri Popular no Fórum Clóvis Beviláqua

Ouvir: Acusado de crime de vingança será levado a Júri Popular no Fórum Clóvis Beviláqua

23.09.09
A 4ª Vara do Júri, do Fórum Clóvis Beviláqua, levará a julgamento nesta quinta-feira (24/09), às 13h30, o réu Amâncio Alves Cavalcante Filho. Ele é acusado do assassinato de Francisco Antônio Viana Leitão, em março de 2007, no conjunto José Walter, periferia de Fortaleza. O crime teria ocorrido por vingança.
Na acusação, o Ministério Público aponta que o réu, já envolvido em assaltos e também em tráfico de drogas, nutria inimizade com a vítima, tendo a ameaçado de morte por diversas vezes.
Consta na denúncia que, na madrugada do dia 17 de março de 2007, por volta de 01h:30min, Francisco Antônio estava na pracinha do seu bairro bebendo com alguns amigos, oportunidade em que seu algoz se aproximou e perguntou se ele lembrava de ?acontecimentos anteriores?.
Sem deixar que a vítima respondesse, o réu efetuou, segundo o Ministério Público, diversos disparos, porém só dois projéteis teriam atingido Francisco Antônio, causando-lhe a morte.
Amâncio nega que tenha cometido o crime. Atualmente, ele encontra-se recolhido à Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL-I) em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza.
Esse processo foi um dos que passou pela análise do Mutirão Carcerário, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Corregedoria Geral da Justiça, no Ceará. O réu, porém, não teve nenhum benefício concedido pelo fato de o processo se encontrar dentro da legalidade.
O promotor Alcides Jorge Evangelista vai trabalhar com a hipótese de homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe e por ter impossibilitado a defesa da vítima. A defesa do réu, feita pelo advogado João Irton Veloso Frota, vai tentar provar a negativa de autoria. O julgamento será presidido pelo juiz titular da 4ª Vara do Júri, José Barreto de Carvalho Filho.
Fonte: TJ/Ceará