Conteúdo da Notícia

Acusado de tentativa de homicídio e lesão corporal será levado a Júri

Ouvir: Acusado de tentativa de homicídio e lesão corporal será levado a Júri

A 2ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento, nesta sexta-feira, às 8h30, o réu Ailton Ferreira dos Santos. Ele está sendo acusado de tentar matar Fernando Ageu Martins de Abreu e José Orlando Rodrigues Sampaio, em um sítio na Região Metropolitana de Fortaleza. Depois de recorrer, por duas vezes, da sentença de pronúncia, o acusado agora vai a Júri Popular.
De acordo com o Ministério Público, pelo que discorre nos autos, na ocasião do delito, a vontade do acusado era matar Fernando Ageu, porém, no episódio, outras pessoas também foram feridas.
Consta na denúncia que, no dia 28 de dezembro de 1997, por volta das 17h40min, na localidade Prado do Itaperi, onde são realizadas corridas de cavalos, o acusado, depois de discussão com as vítimas, sacou uma arma e atirou por diversas vezes, com a intenção de matar Fernando Ageu. Há informação de que um dos disparos teria ferido, de raspão, no braço, outro amigo de Ageu, chamado José Lúcio da Silva, vulgo ?Passarinho?, não incluído no processo por não haver exame de corpo de delito.
O motivo do delito teria sido um desentendimento anterior entre Fernando Ageu e o acusado. Segundo o Ministério Público, Ailton havia prometido dar a Fernando uma égua da raça Quarto de Milha, porém não concretizou a promessa, o que ocasionou a rixa entre os dois.
Segundo o depoimento das testemunhas, no episódio, o réu só não feriu mais pessoas e nem conseguiu tirar a vida das vítimas, por intervenção de outros indivíduos. Após a ação deles, o acusado foi desarmado.
O réu reside atualmente no município de Icó e responde o processo em liberdade. O advogado dele alega legítima defesa, enquanto a acusação, feita pela promotora de justiça Alice Iracema Aragão, tentará imputar-lhe pena por ter infringido os artigos 121, combinado com o artigo 14 (tentativa de homicídio) contra Fernando Ageu; e artigo 129 (lesão corporal grave) contra José Orlando Sampaio, além do artigo 69, pela prática de dois crimes na mesma ocasião, todos do Código Penal Brasileiro (CPB).