Conteúdo da Notícia

1º Juizado da Mulher de Fortaleza promove Festival de Arte e Literatura em Escola Pública de Maracanaú

Ouvir: 1º Juizado da Mulher de Fortaleza promove Festival de Arte e Literatura em Escola Pública de Maracanaú

A programação em homenagem ao Dia da Mulher, 8 de Março, na Escola Pública de Ensino Médio Carneiro de Mendonça, em Maracanaú, contou com uma palestra promovida pelo 1º Juizado da Mulher de Fortaleza, sobre a violência sofrida pelas mulheres há séculos. O objetivo foi conscientizar os jovens e combater o patriarcalismo, como mencionou a servidora, cantora e compositora Jord Guedes durante sua explanação.

“É um dia que a gente, claro, comemora conquistas e celebra, mas é principalmente um dia de reflexão sobre essa desigualdade que ainda impera em pleno século 21 e se expressa de uma forma muito cruel, que é nessa questão da violência contra a mulher. A gente fica se equilibrando entre a alegria das conquistas e o alerta para a gente não baixar a guarda”, disse.

Em seguida, dando continuidade à palestra, a advogada e assessora do Juizado, Aline Menezes, falou sobre a evolução do Código Civil e Penal em relação às mulheres, além das leis de proteção ao público feminino.

Também por iniciativa do 1º Juizado da Mulher, em parceria com a Escola Carneiro Mendonça, foi realizado o Festival de Arte, Música e Literatura Auri Moura Costa. “A gente escolheu o nome da desembargadora Auri porque abriu caminho como magistrada e como desembargadora, não só no Ceará, mas no Brasil. A ideia de dar o nome dela ao festival é muito emblemático. E a escola desenvolveu, além da música, literatura, desenho, diversas outras atividades”, explicou a advogada.

Segundo a diretora do colégio, Maria Damiriam, já é uma tradição da escola trabalhar com temas transversais com a parceria do Judiciário, por meio da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede). “Todo ano a gente faz o projeto Escola Espaço de Reflexão e neste projeto trabalhamos questões como homofobia, a questão do feminicídio, questões bem atuais e que precisam no chão da escola serem trabalhados”, destacou a educadora.

A juíza Rosa Mendonça, titular do 1º Juizado da Mulher de Fortaleza, disse que outras escolas já procuraram o Juizado para fazer mais edições desse Festival. “Em todas elas será trabalhada a história da Desembargadora Auri Moura Costa, levando ao público jovem conhecimento sobre os feitos dessa mulher extraordinária, que tanto nos inspira”.

Na ocasião, os alunos também homenagearam personalidades que marcaram a luta feminina, como Marielle Franco, a jogadora de futebol Marta, a militante transsexual Brenda Lee, Carmem Miranda, entre outras em um desfile chamado Mulheres Extraordinárias.