Função do Ouvidor

Qual a função do ouvidor?
O Ouvidor tem como função receber informações, sugestões, reclamações e denúncias dos usuários sobre as atividades do Poder Judiciário, encaminhando tais manifestações aos setores administrativos competentes, além de propor melhorias para os serviços prestados pela Instituição, na busca constante da eficiência e da transparência administrativa, sendo suas ações norteadas em princípios éticos, morais e constitucionais.

Quais são as principais funções da Ouvidoria?
A atuação da Ouvidoria pode ser resumida em dois principais focos:
I. A primeira atribuição é registrar e dar o tratamento adequado às reclamações, pedidos de informação, sugestões, denúncias e elogios sobre os serviços prestados pelo Poder Judiciário, garantindo a todos que procuram por este canal um retorno à sua manifestação, não se confundindo com o trabalho de Advogados, Promotores e Juízes.

II. O segundo grande foco é sugerir melhorias, tanto gerenciais como de procedimento, mediante análise e interpretação das percepções dos usuários, dentro da legalidade, com produção de relatórios gerenciais, destinados à Direção do Tribunal de Justiça e do Fórum Clóvis Beviláqua, nos quais são apontadas as principais deficiências ou irregularidades, sob o ponto de vista dos cidadãos.