Conteúdo da Notícia

Vítimas com processos no Juizado da Mulher de Fortaleza devem manter atualizados os contatos

Ouvir: Vítimas com processos no Juizado da Mulher de Fortaleza devem manter atualizados os contatos

As vítimas de violência que têm processos no Juizado da Mulher de Fortaleza e que mudaram de endereço ou telefone nos últimos meses devem entrar em contato com os números (85) 98822.8570 e (85) 98597.7670 para atualizar os dados. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h.

“É necessário que as vítimas façam essa atualização, pois todos os dias nós realizamos dezenas de movimentações em processos e as partes precisam ser informadas, principalmente nesse período de quarentena em que estamos utilizando ainda mais os meios de comunicação tecnológicos, como WhatsApp e e-mail”, afirmou a titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza, juíza Rosa Mendonça.

A magistrada destacou ainda que existe um esforço concentrado para garantir o atendimento às mulheres vítimas de violência desde o início da quarentena. “Há essa preocupação de que casos de violência contra a mulher possam aumentar nesse período de isolamento. Por isso, estamos empenhados em dar suporte a essas vítimas, seja disponibilizando os canais de atendimento, não só do Juizado, mas de outras instituições que também atuam com esse público, seja com realização de campanha de enfrentamento à violência, com dicas de onde e como denunciar”.

ESTATÍSTICA
De 1º de janeiro a 6 de maio deste ano, o Juizado da Mulher de Fortaleza concedeu 1.239 medidas protetivas. Desse total, somente no período de quarentena (de 23/03 a 06/05), foram contabilizados 500.

A juíza Teresa Germana, que também atua na Unidade, explicou que “os pedidos de medidas protetivas são apreciados imediatamente após a entrada no sistema de processos eletrônicos do Juizado. Contudo, é necessário que os dados de telefones que constam em processos já existentes sejam atualizados, porque as vítimas mudam de números com muita frequência”.

As magistradas reforçaram a importância do envolvimento das instituições que atuam na Rede de Proteção à Mulher. “Precisamos da participação de todos para a ampla divulgação desses canais de atendimento e de denúncia, bem como da necessidade de manter os dados atualizados, pois isso é primordial para prontamente resguardar a integridade física das vítimas, principalmente frente ao contexto da pandemia do Covid-19”, disse a titular Rosa Mendonça.

A exemplo disso, foi reforçado junto à Delegacia da Mulher para que, nos atendimentos, sejam anotados o número de telefone, e-mail e WhatsApp das vítimas a fim de possibilitar a realização de intimações por meio das referidas plataformas de comunicação. Além da Delegacia da Mulher, que funciona 24h por dia, e da Casa da Mulher Brasileira, outro número que as vítimas podem entrar em contato para denunciar é o (85) 8902-3372, da Assessoria da Polícia Comunitária (PMC).

SAIBA COMO ENTRAR EM CONTATO
– O Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza: (85) 98822.8570 e (85) 98597.7670 (apenas para as vítimas)
– Central de Atendimento Judicial (CAJ): cajfortaleza@tjce.jus.br, para atendimentos e informações sobre processos e WhatsApp para casos de urgência: (85) 988691236
– Assessoria de Polícia Comunitária (PMC): (85) 8902-3372, e-mail: apcom.pmce@gmail.com
– Delegacia da Mulher: (85) 3108.2950
-“Alô Defensoria”: 129
– Aplicativo Direitos Humanos BR (permite o envio de fotos e vídeos que contribuam para a denúncia)