Conteúdo da Notícia

Varas de Execução Penal realizam Sarau Beviláqua com três dias de atividades a partir de quinta-feira

Varas de Execução Penal realizam Sarau Beviláqua com três dias de atividades a partir de quinta-feira

Ouvir: Varas de Execução Penal realizam Sarau Beviláqua com três dias de atividades a partir de quinta-feira

Nos próximos dias 21 a 23 de fevereiro, o Sarau Beviláqua reviverá a Semana da Arte Moderna de 1922, com atividades de música, exposição, palestras e recital. O evento ocorrerá no Fórum Clóvis Beviláqua e na Casa José de Alencar. A realização é das Varas de Execução Penal de Fortaleza, com o apoio da Diretoria do Fórum.
A abertura será nesta quinta-feira (21/02), às 10h, com a apresentação da orquestra do Instituto de Assistência e Proteção Social (Iaps) e a exposição “Revivendo a Semana de Arte Moderna de 1922”, ambas no átrio do Fórum. Dia 22, ocorrerá a palestra “Novos Tempos Modernos”, com o historiador Humberto Pinheiro, no Auditório Agenor Studart, no Fórum, às 10h30. O encerramento será dia 23, com um recital e uma palestra sobre “Bárbara de Alencar”, com o poeta Gylmar Chaves, no auditório da Casa José de Alencar, às 9h.
Fundado em outubro de 2018, o Sarau é realizado mensalmente com a participação de juízes, servidores e colaboradores das Varas de Execução Penal de Fortaleza para o compartilhamento de experiências de leitura, através de discussões e reflexões dos conteúdos artísticos, filosóficos e jurídicos de todas as épocas. Busca promover o incentivo à leitura, o estímulo e o aprimoramento da apreciação artística e do raciocínio jurídico, valorizando e fortalecendo as relações interpessoais no ambiente de trabalho.
Realizada em fevereiro de 1922, a Semana de Arte Moderna reuniu, no Teatro Municipal de São Paulo, artistas e intelectuais brasileiros. Influenciados pelos acontecimentos artísticos literários que ocorriam na Europa, eles organizaram um encontro para refletir e realinhar a identidade brasileira através das artes. Durante a semana, foram apresentadas diversas novas produções da época em áreas como música, dança, poesia e artes plásticas, dando início ao que mais tarde iria ser chamado de Movimento Modernista Brasileiro.
SERVIÇO
Evento: Programação Sarau Beviláqua
Dia: 21/02 (quinta-feira) – Abertura com apresentação da orquestra do Iaps e exposição “Revivendo a Semana de Arte Moderna de 1922”, no átrio do Fórum Clóvis Beviláqua, às 10h;
Dia: 22/02 (sexta-feira) – Palestra “Novos Tempos Modernos”, com o historiador o Humberto Pinheiro, no auditório Agenor Studart, no Fórum Clóvis Beviláqua, às 10h30;
Dia: 23/02 (sábado) – Recital e palestra sobre “Bárbara de Alencar”, com o poeta Gylmar Chaves, no auditório da Casa José de Alencar, às 9h.
Instagram: @sarau.bevilaqua