Conteúdo da Notícia

Vara de Penas Alternativas articula retorno das atividades presenciais em Programa de Escolarização

Ouvir: Vara de Penas Alternativas articula retorno das atividades presenciais em Programa de Escolarização

A Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (Vepma) articula os últimos ajustes para viabilizar a retomada, no próximo sábado (21/11), a retomada de encontros presenciais no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Paulo Freire, que recebe os alunos do Programa de Escolarização, iniciativa em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc).

Na última quinta-feira (12/11), a Vepma realizou um círculo dialógico online, por videoconferência, para abordar a retomada. A juíza Graça Quental, titular da unidade, pontuou sobre a importância da escolarização no escopo do processo da execução das penas alternativas. “Durante a Pandemia, o programa funcionou de forma adaptada, com algumas restrições. Retomar os encontros dos beneficiários em penas alternativas é uma medida positiva para o aprendizado e para a socialização dos participantes”.

Além da magistrada, participaram da reunião virtual a coordenadora da equipe técnica da VEPMA, Elizângela Gomes, o coordenador da iniciativa no âmbito do CEJA Paulo Freire, Huston Dantas, professores e alunos da unidade.

O CEJA Paulo Freire, localizado no Bairro São Gerardo, recebe beneficiários em penas alternativas como forma de ressocialização. Para a retomada das atividades presenciais, o local fez adaptações estruturais e seguirá os protocolos de segurança sanitária, visando preservar a saúde de alunos e professores.