Conteúdo da Notícia

Vara de Maracanaú busca antecipar, por videoconferência, a realização de audiências em até quatro meses

Ouvir: Vara de Maracanaú busca antecipar, por videoconferência, a realização de audiências em até quatro meses

A 1ª Vara de Família e Sucessões de Maracanaú precisou se adaptar ao período de teletrabalho para realizar audiências. Para conter o avanço do coronavírus, todo o Judiciário suspendeu atendimento presencial, o que levou a unidade a utilizar a tecnologia como aliada nesse período de distanciamento social.

Os trabalhos tiveram início nessa segunda-feira (04/05), segundo a titular da Vara, juíza Raquel Otoch. A magistrada explica que tem realizado mais audiências de conciliação e de entrevistas em interdições, mais fáceis de acontecer por meio de videoconferência. “Estamos buscando até mesmo adiantar processos, com audiências que estavam marcadas para julho, agosto, setembro. Isso vai ajudar para que, quando retornarmos aos trabalhos presenciais, possamos realizar audiências de instrução, por exemplo, que são mais complicadas de serem feitas virtualmente, já que envolve a oitiva de várias pessoas e muitos processos de família correm em segredo de justiça”.

Nessa quarta-feira, a magistrada realizou audiência de conciliação envolvendo alimentos, que se encerrou de maneira exitosa. A experiência, de acordo com a juíza, tem se mostrado positiva. “Muitas vezes, nessas ações estão envolvidas pessoas de baixa renda, hipossuficientes, ou com dificuldade de deslocamento, portanto, evitar ir para o fórum tem sido mais proveitoso, já que as audiências ocorrem tanto por meio de computador ou do celular”, pontua.

CONTATO COM A VARA

A magistrada ressalta que a Defensoria Pública, que atua em vários processos da Unidade, tem sido de grande valia nesse período, pois tem ajudado no contato com as partes para que as audiências possam acontecer, já que a Vara conta apenas com as intimações por e-mail institucional. Por isso, partes e advogados que tiverem processos na Unidade e querem realizar audiências de conciliação ou de entrevista em interdições podem contatar a unidade através do e-mail: maracanau.familia1@tjce.jus.br