Conteúdo da Notícia

A emoção da maternidade é destaque no TJCE em Podcast especial

Ouvir: A emoção da maternidade é destaque no TJCE em Podcast especial

O TJCE em Podcast desta quinta-feira (07/05) está com a programação especial voltada para o Dia das Mães, comemorado, oficialmente, neste domingo (10). O episódio abre espaço para ouvir histórias de inspiração e superação contadas por mães que trabalham no Judiciário cearense e a relação familiar e afetiva com seus filhos.

Nossos personagens da vida real são Valeska Alves Alencar Rolim, juíza titular da 10ª Vara de Família da Comarca de Fortaleza, mãe de Gabriel Rolim, estudante de Direito e estagiário de um escritório de advocacia e Joanna Rolim, também estudante de Direito e estagiária em um escritório de advocacia na área trabalhista; e Suelene Franco, servidora da 5ª Vara do Júri da Capital, mãe de Ana Franco, técnica ministerial e concurseira. Para a magistrada, conciliar a profissão com a educação dos filhos foi desafiador. “E de repente, eu estava trabalhando em Uruburetama, com duas crianças gêmeas, que cresceram e entraram na idade escolar. Eu percebi que não poderia ser egoísta e deixá-los sempre perto de mim. Eu precisava investir na educação, que é o legado que nós deixamos”. Ela ficou respondendo como juíza no Interior e os filhos foram estudar em Fortaleza.

Valeska afirma que a maternidade é uma troca, em que as mães aprendem com os filhos e vice-versa. “Ser mãe é ter uma responsabilidade muito grande. Nós somos cúmplices dos nossos filhos na amizade, no amor e em todos os sentimentos nobres”.

De enfermeira à servidora do Poder Judiciário, Suelene começou suas atividades na Justiça, em Senador Pompeu. “Vim para o Tribunal por remoção, em 2005. Passei pelo Recursos Humanos, Secretaria Geral, Núcleo de Juízes, Secretaria de Tecnologia da Informação e hoje trabalho no Fórum Clóvis Beviláqua. Meus filhos cresceram nesse ambiente”. Embora seja bem ativa e envolvida ao trabalho, Suelene reconhece que a maternidade é sua maior realização. “Ser mãe é a coisa mais maravilhosa que me aconteceu. Me sinto realizada como mulher e como pessoa, porque eu convivo com os meus filhos, os acompanho desde a infância e vivo em prol deles”.

TJCE em Podcast lança uma nova edição todas as quintas-feiras e pode ser acessado pelo aplicativo Google Podcasts ou pelo Spotify.