Conteúdo da Notícia

V Semana Estadual do Júri: Inscrições para estudantes de graduação vão até 10 de junho

Ouvir: V Semana Estadual do Júri: Inscrições para estudantes de graduação vão até 10 de junho

Estão abertas as inscrições para a participação de estudantes de graduação em Direito na V Semana Estadual do Júri, que ocorrerá nos dias 20 a 24 de junho, no Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza. Interessados e interessadas devem clicar AQUI para preencher e enviar o formulário até o próximo dia 10 de junho.

O evento conta com o apoio do Poder Judiciário cearense, da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) no Ceará e da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua através de sua Seção de Capacitação (Secap). De acordo com os organizadores, os objetivos da iniciativa consistem em favorecer a proximidade da sociedade à Justiça, despertando na comunidade estudantil a conscientização da função social da Corte, além de fomentar o conhecimento sobre o funcionamento dos Tribunais do Júri.

Ou seja, durante a semana, que em especial buscará, através de um mutirão, agilizar o julgamento de processos envolvendo crimes dolosos contra a vida, os estudantes poderão acompanhar, no próprio local, a realização de julgamentos dessa natureza no Salão do Júri.

SAIBA MAIS
A Semana Estadual do Júri é promovida pelo Tribunal de Justiça do Ceará desde 2015. Tem como finalidade dar rapidez aos julgamentos de processos relativos a ações penais de crimes dolosos contra a vida (homicídio, infanticídio, incitação ao suicídio e aborto) em todo o Estado.

A iniciativa está relacionada com a Meta de “Persecução Penal de Ações Penais em Tramitação” da Enasp-CE, que tem à frente o desembargador Antônio Pádua Silva.

A finalidade é promover a articulação dos órgãos responsáveis pela segurança pública, reunir e coordenar as ações nacionais no sentido de conferir maior efetividade e sustentabilidade ao sistema de Justiça e Segurança Pública com reflexos na paz social e na diminuição da violência.

Agenda2030