Conteúdo da Notícia

Judiciário cearense promove curso para 50 pessoas habilitadas à adoção, residentes em Fortaleza

Ouvir: Judiciário cearense promove curso para 50 pessoas habilitadas à adoção, residentes em Fortaleza

O Poder Judiciário cearense convocou 50 pretendentes habilitados à adoção, residentes em Fortaleza, para participarem de um curso de capacitação, nesta quinta-feira (26/05), no Fórum Clóvis Beviláqua, antes de serem vinculados a alguma criança. A iniciativa objetiva atualizar os adotantes sobre os procedimentos que deverão seguir quando estiverem com o adotado. O treinamento foi ministrado pela Seção de Cadastro de Adotantes e Adotandos da Comarca de Fortaleza, pela qual passam os processos de adoção.

“A capacitação irá prepará-los, ainda mais, sobre os desafios que deverão enfrentar para estarem ligados às características e comportamento da criança, além de tentar minorar as desistências e devoluções. Buscamos fazer esse momento para facilitar na hora do vínculo”, explicou a chefe do Setor de Cadastro, Débora Melo da Silva.

Os candidatos vinculáveis a cada criança ou adolescente são listados de forma automática e cronológica pelo Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), por meio de uma filtragem e comparação dos dados contidos no perfil das crianças e adolescentes disponíveis e dos candidatos habilitados.

A aproximação com a criança ou adolescente vinculado ao pretendente será acompanhada pelas equipes do setor e do acolhimento, os quais emitem relatórios acerca da vinculação para que então possa ser iniciado o estágio de convivência no processo de adoção.

EXPECTATIVA

Após passar por sete gestações sem sucesso, o casal Maria Irenice Nascimento e Antônio da Silva Lopes decidiram entrar na fila de adoção. O trabalho facilitador do Poder Judiciário do Ceará para legalizar o processo, despertou o sentimento de esperança no casal que sempre teve o sonho da maternidade e paternidade. “O trabalho da Justiça é excelente. Sempre fomos bem atendidos no Fórum, participamos de palestras, cursos e visitas. Estamos bem assistidos”, disse o futuro pai.

Eles vão adotar um menino de cinco meses e estão na expectativa de ter o primeiro contato físico com a criança. “O coração está a mil. Fico esperando, ansiosa, todos os dias, a ligação para ir visitá-lo”. O casal está autorizado para fazer a primeira visita ao abrigo.

HABILITAÇÃO

O pretendente interessado deve ingressar no Setor de Cadastro de Fortaleza com o pedido de habilitação para adoção.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3278.3578. Confira o passo a passo para habilitação à adoção clicando AQUI.

Agenda2030