Conteúdo da Notícia

Unidade judiciária do TJCE conquista 3º lugar em ranking do CNJ que avalia varas do Júri de todo o País

Ouvir: Unidade judiciária do TJCE conquista 3º lugar em ranking do CNJ que avalia varas do Júri de todo o País

Levantamento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revela que a 2ª Vara do Júri de Fortaleza obteve a 3ª colocação geral entre todas as varas no país com competência exclusiva do júri. Os dados consideram as unidades com menor taxa de congestionamento, em 2020, mesmo sendo atípico por conta da pandemia.

De acordo com o Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do CNJ, quanto maior a produtividade e menor a taxa de congestionamento, melhor é a posição da vara. Para o titular da Unidade, juiz Antonio Josimar Almeida Alves, o resultado é fruto do empenho de toda a equipe de servidores e colaboradores da Unidade. “Mesmo sendo um período muito difícil por conta da pandemia, conseguimos superar os obstáculos e entregar esse resultado, que conta ainda com o talento e a capacidade de trabalho do juiz Ronald Cavalcante Soares Júnior, auxiliar privativo da 2ª Vara do Júri”, ressalta.

O magistrado destaca ainda que a boa colocação foi possível com a junção do trabalho de baixas processuais, com a realização de mutirão, e uma maior atenção aos casos novos que entraram na Unidade. “Nós utilizamos o Sistema de Estatística e Informações (SEI), que possibilita termos uma fotografia da realidade da Unidade, e percebemos que havia um estoque de processos que não foram baixados. Foram julgados, mas por algum motivo não foram baixados. A partir daí, fizemos esse mutirão de baixas que possibilitou um bom número na taxa de congestionamento”, conclui.

Sobre a realização de júris, o juiz Antonio Josimar explica que, enquanto as sessões semipresenciais foram possíveis de acontecer, a 2ª Vara e todas as demais unidades com competência do júri realizaram sessões de julgamentos. “Agora, com a crescente incidência de casos da Covid-19, e seguindo recomendações do Órgão Especial do TJCE, suspendemos a realização até que o quadro permita realizar as sessões de julgamento”, disse.

A 2ª Vara do Júri é instalada no Fórum Clóvis Beviláqua, que conta com mais quatro unidades com essa competência.