Conteúdo da Notícia

Turmas Recursais baixam 1.413 processos em um mês com auxílio de Núcleo criado pelo TJCE

Turmas Recursais baixam 1.413 processos em um mês com auxílio de Núcleo criado pelo TJCE

Ouvir: Turmas Recursais baixam 1.413 processos em um mês com auxílio de Núcleo criado pelo TJCE

No mês de fevereiro, o Fórum das Turmas Recursais Professor Dolor Barreira extinguiu em definitivo 1.413 recursos (foram baixadas administrativamente) do seu acervo processual. O resultado positivo em curto espaço de tempo só foi possível com a atuação do Núcleo de Qualidade da Informação, em cumprimento às diretrizes traçadas pela Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que tem à frente o desembargador Washington Araújo.
Inicialmente, o Núcleo, em funcionamento desde o último dia 8 de fevereiro e que está integrado ao Comitê Permanente de Apoio à Produtividade dos Magistrados, concentrou esforços para análise dos processos das Turmas Recursais. Atualmente existem quatro Turmas instaladas no Fórum Dolor Barreira, que realizam o julgamento, em nível de recurso, de ações já apreciadas pelos Juizados Especiais da Capital e do Interior do Estado.
As referidas ações baixadas tramitavam nessas turmas por meio do sistema Sproc (processo físico). O intuito é que esse software seja substituído pelos sistemas eletrônicos que possibilitam maior agilidade na tramitação dos processos (SAJSG e PJE). Para que isso ocorra, é necessário sanear o acervo que tramita no software mencionado acima. A segunda fase dos trabalhos, abrangerá o saneamento do Projudi (Processo Judicial Digital), além da adoção de medidas para a desativação do próprio sistema.
DESTAQUE NA MÍDIA
O resultado do primeiro mês de atuação do Núcleo de Qualidade da Informação foi destaque na edição dessa quarta-feira (13/03), da Coluna Comunicado, do Jornal Diário do Nordeste. Clique aqui e veja a publicação na íntegra.
O NÚCLEO
O Núcleo de Qualidade da Informação foi criado pela Resolução nº 02/2019 do Pleno do Tribunal. Os trabalhos foram iniciados efetivamente em 8 de fevereiro deste ano. É composto pelos servidores Miguel Mota dos Santos, Emmanuelle Morais Oliveira, Leonardo Lima Façanha e Marcello Soares Wu Shuh. O Núcleo está vinculado à Assessoria de Articulação Interna e Priorização do 1º Grau do TJCE.