Conteúdo da Notícia

O entrevistado é o Secretário de Planejamento e Gestão do TJCE, Sérgio Mendes

Inovações desenvolvidas pelo TJCE são destaque no “Judiciário em Evidência” desta semana

Publicado em: 15-03-2019

As inovações desenvolvidas pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) voltadas à produtividade e à melhoria dos serviços são destaque no “Judiciário em Evidência” desta semana. Quem fala sobre o assunto é o secretário de Planejamento e Gestão do Tribunal, Sérgio Mendes de Oliveira Filho.

Entre as novidades está o Sistema de Estatística e Informações (SEI), disponível para magistrados e servidores desde o mês de fevereiro. Segundo o secretário, a ferramenta é atualizada diariamente e “possui uma base de dados única, que contempla dados de todos os sistemas judiciais”. Acrescenta que as diversas funcionalidades vão permitir que as unidades melhorem o gerenciamento interno e permitir ao Tribunal um direcionamento dos esforços da gestão.

Sérgio Mendes fala sobre o Teletrabalho, instituído pelo Poder Judiciário cearense em janeiro deste ano. Ressalta que, de acordo com o observado no projeto-piloto, a produtividade dos servidores que aderem a essa modalidade chega a ser 80% maior. Explica as regras de participação e a metodologia de avaliação do desempenho.

O entrevistado cita ações que têm contribuído com a redução do acervo processual, como a criação do cargo de assistente de magistrado, a revisão dos indicadores e metas setoriais da Gratificação por Alcance de Metas (GAM), o avanço da implantação do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), e a atuação de grupos de descongestionamento, além da contratação de juízes leigos remunerados e de estagiários de pós-graduação.

O programa traz reportagem sobre a 13ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, realizada de 11 a 15 de março. Em Fortaleza, a mobilização foi marcada pelo lançamento do Selo Empresa Parceria, que reconhece iniciativas voltadas ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. Além disso, foi intensificado o trabalho no Juizado da Mulher, com a participação das duas magistradas que já atuam na unidade e mais cinco juízes.

Tem matéria sobre a programação do Fórum Clóvis Beviláqua em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado dia oito de março. Na ocasião, as colaboradoras acompanharam apresentação musical da Escola de Artes e Cultura “Casa da Vovó Dedé” e tiveram acesso a serviços de limpeza de pele, manicure e design de sobrancelhas. Também no Fórum, foi iniciada apresentação do Plano Estratégico para magistrados, servidores e demais colaboradores. O objetivo é alinhar as ações da gestão.

Outro assunto é a palestra sobre a Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional. A ideia da Coordenadoria de Saúde Ocupacional do TJCE foi alertar os servidores sobre essa doença, que é resultado do estresse crônico no ambiente de trabalho, e mostrar o que eles devem fazer se precisarem de ajuda.

Destaque para o Curso de Formação de Brigadistas de Incêndio, promovido pela Assistência Militar do Tribunal. Este ano, a primeira turma teve um diferencial: pela primeira vez, cinco pessoas surdas participaram do treinamento.

O “Judiciário em Evidência” será exibido neste sábado (16/03), às 14h, na TVC, e às 18h30, na TV Assembleia; segunda-feira (18/03), às 14h30, na TV Fortaleza; e terça-feira (19/03), às 20h, na TV O Povo.

CANAIS
TVC – canal 5.1 digital aberto
TV Assembleia – canal 31.1 digital aberto
TV O Povo – 23 da Multiplay e 24 da NET
TV Fortaleza – canal 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).
O programa fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.